FMCG Marcas

Vendas da Corticeira Amorim caem 11%

Por a 26 de Fevereiro de 2010 as 13:34

A Corticeira Amorim registou uma quebra de 11,3% nas receitas no final do ano 2009 face ao exercício anterior, tendo totalizado 415,2 milhões de euros contra os 468,3 milhões de euros obtidos em 2008.

Já quanto aos lucros, a quebra foi de 16,9%, tendo caído para 5,1 milhões de euros, ou seja, menos um milhões de euros que no ano passado.

O ritmo da quebra das vendas foi sendo atenuado ao longo do exercício, tendo inclusive a Unidade de Negócios (UN) Isolamentos completado o último trimestre com vendas superiores às do trimestre homólogo de 2008. Em termos acumulados, as vendas desta UN ficaram, no entanto, 8,2% abaixo do registado em 2008.

A empresa salienta também o desempenho da UN Rolhas, a qual conseguiu terminar o exercício com um desvio de -8,5% nas suas vendas. “Face à evolução do mercado de rolhas, esta variação indicia um reforço na respectiva quota de mercado”, conclui a Amorim, em comunicado.

As outras duas UN com vendas para clientes finais, Revestimentos e Compósitos, registaram volumes de negócios inferiores a 2008, na ordem dos 16 a 17%.

De referir que a Corticeira Amorim manteve a estratégia de diminuir a dívida remunerada líquida ao longo de todo o ano, o que teve um impacto positivo quer nos resultados líquidos, dada a diminuição dos custos com juros, quer na autonomia financeira que evolui favoravelmente, atingindo os 47,6%.

A dívida remunerada líquida, no final de Dezembro de 2009, cifrava-se em 138,6 milhões de euros, evidenciando uma diminuição de 84,3 milhões de euros (37,8%) face aos 223 milhões registados um ano antes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *