FMCG Marcas

Portáteis valem 81,8% do mercado de computadores

Por a 23 de Fevereiro de 2010 as 16:53

O mercado nacional de PC (portáteis e desktops) apresentou um crescimento de 11,8%  em 2009,  apesar da quebra de vendas de 35,9% verificada no último trimestre.

De acordo com o relatório “IDC EMEA PC Tracker 2009”, foram vendidos em Portugal 1.816 milhões de unidades de PC em 2009, contra as 1.624 milhões de unidades em 2008.

Os portáteis continuam a liderar as preferências dos portugueses e representam 81,8% do total do mercado. A venda destes equipamentos atingiu 1.486 milhões de unidades, mais 11,8% do que 2008.

Por sua vez, a venda de desktops observou um crescimento de 11,7%, que se traduziu em 330 mil unidades vendidas.

Foi no mercado de consumo que a venda de portáteis cresceu, 30,7% face a 2008. No sector empresarial registou uma quebra nas vendas de 34,3%.

Os desktops, ao contrário, aumentaram as vendas no mercado empresarial em 31,6% com 241 mil unidades, enquanto no mercado de consumo as vendas decresceram 20,8% ficando nas 89 mil unidades.

Segundo a analista IDC, a HP lidera o mercado nacional de PC com 420,7 mil unidades vendidas. Com uma quota de mercado de 23,2%, a HP cresceu 7,2% em 2009.

A segunda posição do ranking é ocupada pela empresa nacional JP Sá Couto e o terceiro lugar pertence à Toshiba.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *