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Amanhã no Hipersuper: “Queijos beneficiados com transferência de consumo”

Por a 23 de Fevereiro de 2010 as 19:30

Amanhã é dia de nova edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a análise ao mercado dos queijos em Portugal. A crise, como todos sabemos, trouxe uma alteração dos hábitos de consumo e uma consequente transferência desse mesmo consumo de fora para dentro do lar. O sector dos queijos foi beneficiado com esta alteração, apesar do inegável aumento de quota das marcas próprias da distribuição.

No “Retalho”, entrevistámos a Directora de Controlo de Qualidade Alimentar da Modelo Continente, Ana Rita Marques, que nos confidenciou que “as marcas próprias estão a assumir um papel de liderança na mudança para uma alimentação saudável”. A responsável salienta ainda que, “cabe às empresas de distribuição, em parceria com a indústria, manter o consumidor informado e assegurar-lhe escolhas de qualidade, saudáveis e seguras”.

Também no “Retalho”, a Kantar Worldpanel analisa, nesta edição, o mercado dos combustíveis. Segundo a consultora, o facto mais importante a destacar no ano de 2009 foi a efectiva redução do preço médio dos combustíveis, após um ano de 2008 em que o preço do barril de petróleo atingiu máximos históricos, que se reflectiu no preço final dos combustíveis, concluindo que, “nesse ano, Portugal teve um dos preços mais elevados da Europa”.

Na “Produção”, para além da análise ao mercado dos queijos, entrevistámos a nova Directora-geral da Lactalis Portugal, Isabelle Cadre, que admitiu que “o consumidor português é particularmente aberto às novidades”. Há pouco tempo à frente dos destinos da empresa no nosso País, a responsável definiu já um objectivo claro: “continuar a crescer integrando produtos novos nos hábitos de consumo locais”.

Também na “Produção”, fomos conhecer a estratégia da 4 Bio Inova, empresa pertencente ao grupo Catarino, que pretende democratizar o consumo de produtos biológicos a preços “justos” com a ajuda de uma nova técnica de conservação.

Damos ainda conta na “Produção”, de que metade dos portugueses consome frutos secos e que a penetração destes produtos é mais elevada junto das mulheres, bem como as tendências gastronómicas para 2010.

Para terminar a “Produção”, entrevistámos o Vice-Presidente da Unilever Jerónimo Martins, Vicent Weijers, a propósito do lançamento no mercado nacional da primeira linha da Dove dedicada à beleza masculina.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Lealdade e os mercenários”, de Filipe Chartesr de Azevedo (PricewaterhouseCoopwers); “Portugal melhor desempenho em 2009”, de Paulo Borges (Checkpoint); “A biotecnologia verde e a alimentação”, de Carlos Vicente Alberto (Biotecnologia de Monsanto); “It´s the business model, stupid”, de Pedro Fernandes (Edigma); e “O retalho – Mutações e vulnerabilidades”, de Tânia Vicente Coelho (Hays).

Numa edição enriquecida com pelo Suplemento “Sabor do Ano”, damos a conhecer os distinguidos no ano de 2010, numa edição que fica marcada pela extinção de categorias”.

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