Feiras

Alimentaria emagrece em tempo de crise

Por a 17 de Dezembro de 2009 as 5:29

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A Alimentaria Barcelona está mais pequena mas promete alcançar o sucesso das edições anteriores. Entre 22 e 26 de Março, a capital da Catalunha vai receber 150 mil visitantes profissionais.

Inovação, marcas e internacionalização. É a partir destas três temáticas que se vai desenvolver a 18ª. edição da Alimentaria Barcelona. A feira internacional, que promete transformar a cidade de Gaudí na capital mundial da alimentação, vai ter lugar entre 22 e 26 de Março do próximo ano.

Embora posicionada entre as três maiores feiras do sector alimentar do Mundo, a edição de 2010 da Alimentaria emagreceu e está concentrada num único espaço: o recinto da Gran Vía da Feira de Barcelona.

Feitas as contas, são menos 20% de área de exposição, para um área total de 94.500 metros quadrados, dividida em 16 salões especializados.

“A redução da área é explicada pela vontade de um grande número de empresas em reunir a feira num recinto e diminuir a área dos stands e porque era preciso encarar o certame com moderação, nesta altura de crise económica”, explicou J. António Valls, responsável máximo pela execução do certame, numa apresentação internacional para 60 jornalistas, que teve lugar na Casa Llotja de Mar, a sede da Câmara de Comércio de Barcelona.

Segundo as últimas previsões da organização (as inscrições ainda estão a decorrer) cerca de cinco mil empresas vão dar a conhecer os seus produtos e serviços a mais de 150 mil visitantes profissionais oriundos dos cinco continentes.

Internacionalização
Um total de 15% do espaço de exposição é dedicado às empresas estrangeiras, daí uma das palavras-chave do certame ser a internacionalização. “Os mercados externos são a resposta à crise e a Alimentaria promove encontros entre fornecedores e compradores de diversas origens”, sublinha António Valls.

Além disso, “a feira é o ponto de encontro entre a indústria alimentar europeia, que representa 930 mil milhões de euros”, acrescenta Josep Puxeu, secretário de Estado do Meio Rural e Água do Governo espanhol.

Portugal continua a apostar numa presença tímida. Até ao fecho da edição, confirmaram presença 16 empresas, entre as quais se destacam pela dimensão a Cerealis, a Derovo, a Maçarico, a Imperial, a Queijo Saloio e a GL, entre outras (ver caixa).

“Portugal não vê Espanha como mercado prioritário, infelizmente, porque poderia fazer muito sucesso com os vinhos, por exemplo. Vêm à Alimentaria algumas empresas isoladas, há falta de união”. A opinião é de Josep-Lluís Bonet, presidente do Comité Organizador de Alimentaria.
E o maior espaço da exposição é precisamente dedicado ao Mundo dos vinhos e das bebidas espirituosas (24 mil metros quadrados).

Apesar de a feira estar mais pequena, o pavilhão estrangeiro cresceu 2% face à edição de 2008. Itália e a França lideram, respectivamente, a área de exposição, mas é o continente asiático que mais cresce em número de expositores. A organização destaca ainda o pavilhão da África do Sul, que participa pela primeira vez nos 30 anos de existência da Alimentaria.

Marcas e inovação
A edição do próximo ano dá ainda especial destaque às marcas, porque “são as marcas que garantem emprego, produção, qualidade, segurança, inovação e internacionalização, ou seja riqueza para a economia”, diz J. António Valls.

Desta forma, a 7ª edição do Innoval, área da feira dedicada à inovação, centra atenções na promoção das marcas, através da divulgação de projectos de investigação, exposição de novos produtos e apresentação de novos conceitos de embalagem.

Há lugar ainda para premiar as criações mais inovadoras das indústrias alimentar e de bebidas, segmentadas por categorias de produtos.

Em simultâneo, vai ter lugar o VIII Fórum Internacional de Alimentação, onde serão apresentadas as conclusões do estudo “O que esperam os consumidores das marcas.

Qual o papel do fabricante enquanto gestor de marca?”.

Mas há mais. A feira está dividida em 16 pavilhões especializados e foram criadas diversas actividades paralelas para enriquecer e complementar cada um dos salões.

Entre as iniciativas, destaca-se a “Taste & Flavours of Spain”, área concebida para dar a conhecer a variedade da gastronomia espanhola e aproveitar potencial do turismo (Espanha recebe 57 milhões de turistas por ano). Todas as actividade têm como objectivo vender a marca “Food and Wines of Spain”, uma estratégia do Governo espanhol que já deu frutos: Espanha tornou-se no ano passado o segundo maior exportador mundial de vinhos do Mundo.

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Alimentaria Barcelona 2010: 16 salões

Intervin (vinhos e espirituosas)
Intercarn (carne)
Multiproduto (vários produtos alimentares)
Restaurama (Horeca)
Interlact (lacticínios e derivados)
Mundidulce (doçaria)
Olivaria (azeite)
Expobebidas (bebidas)
Expoconserva (conservas)
Interpesca (pescado)
Congelexpo (congelados)
Alimentação Ecológica (biológicos)
Vegefruit (frutas e vegetais)
Pavilhão internacional
Pavilhão das comunidades autónomas espanholas
Gourmet

Lista de expositores nacionais
Associação de Artesãos da Serra da Estrela CARM, S.A. Cerealis
Confeitaria Carlos Gonçalves
Dan Cake Portugal, S.A.
Derovo
Diatosta, Industria Alimentar, S..A.
EM Trade Solutions S.A.
GAC, Ingredientes & Produtos Alimentares
GL
Imperial
Louro Food
Maçarico
Panike
Queijo Saloio
Quinta do Feital

*A jornalista viajou a convite da organização

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