Distribuição

Retalhista franceses acusados de negociações impróprias com fornecedores

Por a 3 de Novembro de 2009 as 2:00

carrefour.jpg

Carrefour, Leclerc, Auchan, Cora, Système U e outros quatro retalhistas foram, segundo o Planet Retail, convocados pelos tribunais comerciais franceses para responder a acusações de negociações impróprias com fornecedores.

Herve Novelli, secretário de Estado do Comércio, referiu que “irão decorrer audições durante os próximos dias perante os tribunais comerciais onde se decidirá se houve termos injustos e determinar se houve ou não abuso”. A multa máxima poderá ascender aos dois milhões de euros por cada acusação.

Os contractos entre os retalhistas e respectivos fornecedores incluem os que requerem que os fornecedores comprem o inventário não vendido pelo mesmo preço ou aqueles através dos quais os retalhistas penalizam fortemente os fornecedores em caso de entrega tardia dos produtos.

Outros contractos sob investigação incluem os que obrigam os fornecedores a descontar os seus produtos sem quaisquer acordos prévios. A Lei para a Modernização da Economia foi introduzida pelo actual governo francês para permitir que os grandes retalhistas possam negociar com os fornecedores preços de forma mais livre e colocar um ponto final a estas práticas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *