Não Alimentar

Tetra Pak lança Relatório Social e Ambiental

Por a 29 de Outubro de 2009 as 2:00

Tetrapack

A Tetra Pak acaba de lançar o seu mais recente Relatório Social e Ambiental, documento que abrange mais de 150 países e reporta as acções levadas a cabo durante 2007 e 2008 em áreas como: envolvimento com a comunidade, compromisso com os colaboradores, gestão das fontes florestais, actividades para reduzir o impacte climático e aumentar a reciclagem.

Durante os últimos anos o grupo Tetra Pak tem vindo a intensificar os seus esforços com o objectivo de disponibilizar soluções de embalagens que, protegendo o alimento, são as menos nocivas possíveis para o ambiente. A empresa, em conjunto com outros membros da Alliance for Beverage Cartons and Environment (ACE) assumiu o compromisso com a União Europeia de ser a primeira indústria, relacionada com a floresta, a garantir uma verificação externa de toda a produção de pasta de papel até 2015, e em toda a cadeia de fornecimento até 2018.

Actualmente a companhia trabalha no sentido de reduzir as emissões de CO2, aumentando a produção – a meta estabelecida para 2010 é conseguir uma diminuição de 10% comparativamente a 2005. Estas medidas são complementadas com a redução sistemática da quantidade de energia dispendida nas fábricas da Tetra Pak, que melhoraram a eficiência energética em 2.8% em 2007.

O aumento dos níveis de reciclagem das suas embalagens tem sido outros dos sectores em que a empresa tem dado especial ênfase. Apesar de nos últimos seis anos ter-se verificado um crescimento de 64%, em 2008 foram recicladas 25.6 mil milhões de embalagens, correspondentes a 18% das embalagens que a empresa colocou no mercado globalmente.

Esta tem sido uma área em que Portugal dedica especial atenção, já que esta taxa de reciclagem permanece inferior a outros países europeus cuja média é de 33%. Neste sentido, a empresa tem apostado em diversas campanhas de educação no sentido de sensibilizar a população para a reciclabilidade das suas embalagens e clarificar qual a cor do ecoponto em que devem ser colocadas. Num projecto a três anos, a Tetra Pak Portugal vai investir até 2010 1,5 milhões em campanhas e acções de esclarecimento. “Sim, é no Amarelo” – uma iniciativa nacional, realizada em conjunto com diversas Câmaras Municipais, SMAUT (Sistemas Multimunicipais, Intermunicipais e Câmaras Municipais) e Sonae Sierra – é o mais recente exemplo.

“A Tetra Pak, pela sua dimensão e actuação, é uma empresa com preocupações e políticas globais, mas também locais” salienta Vera Norte, directora de Comunicação do Cluster do Sul da Europa, concluindo que “este relatório reflecte isso mesmo, permitindo ter uma visão geral da actuação do Grupo em áreas fundamentais para a sociedade”.

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