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Mastercard lança alternativa de pagamento

Por a 16 de Outubro de 2009 as 5:29

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Dispensa marcação de código PIN e promete reduzir as filas de espera. O novo sistema de pagamento da Mastercard quer acabar com o tradicional porta-moedas
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A MasterCard vai lançar uma nova forma de pagamento electrónico em Portugal até ao final do ano. O novo cartão dá pelo nome Pay Pass e tem como principal particularidade dispensar a marcação do código PIN. Com tecnologia “contactless”, é dotado de um chip RFID e de uma antena invisível, que permite efectuar a transacção em segundos, bastando, para isso, aproximar o cartão (10 cm) do terminal de pagamento.

O Pay Pass foi concebido com três objectivos principais: agilizar os pagamentos de baixo valor, facilitar o dia-a-dia ao utilizador e, sobretudo, substituir o dinheiro. Por isso, encontra algumas semelhanças com o Porta Moedas Multibanco (PMM), descontinuado no mercado nacional em 1994. A grande diferença é que o Pay Pass não necessita ser carregado previamente. Em Portugal vai funcionar assente nos tradicionais cartões de débito ou crédito. Ou seja, o cartão vai passar a ter uma nova forma de pagamento, desde que os bancos adiram à iniciativa.

O novo sistema de pagamento ambiciona substituir a utilização de moedas e notas, sobretudo nas compras de baixo valor, como um jornal, um café ou uma refeição, por exemplo. Por isso, tem um limite de utilização diário que no nosso País é de €20 ou seis transacções. Se o valor de pagamento exceder aquele montante, é necessário introduzir o cartão na ranhura do terminal e marcar o código PIN.

Um pagamento com o Paypass demora em média menos 10 segundos face à transacção em numerário. Esta diferença é muito significativa em lojas com elevada afluência, como a Starbucks, o McDonalds ou o Carrefour, multinacionais que já aderiram à tecnologia na Turquia, o primeiro mercado europeu onde o Pay Pass foi implementado.

No caso de um supermercado, por exemplo, “a maior rapidez no pagamento permite aumentar a cesta de compras”, sustenta Paulo Raposo, director-geral da MasterCard em Portugal, acrescentando que “pagar com dinheiro é sempre menos eficiente porque há possibilidade de erros de contagem, para não falar da sua degradação já que é perecível”.

Outra das grandes vantagens do Pay Pass é funcionar em todo o Mundo. “O standard é global, o que permite pagar um autocarro tanto em Lisboa como em Istambul”, exemplifica.

Do fast-food ao vending
Para operacionalizar a tecnologia nas lojas, os comerciantes apenas necessitam de fazer o upgrade aos equipamentos de pagamento (adicionar um leitor próprio).

Além de restaurantes “fast-food” e supermercados, também livrarias, tabacarias, cinemas, farmácias, parques de estacionamento, transportes públicos, incluído táxis, lojas nos aeroportos, estádios de futebol, centros comercias, máquinas de vending entre muitas outras áreas de actividade, podem beneficiar da utilização do Pay Pass.

No projecto com o Carrefour, a tecnologia está disponível nos cartões de fidelização da retalhista e tem caixas de pagamento exclusivas.

Mas, a massificação desta nova forma de pagamento está sobretudo nas mãos dos bancos, que têm a responsabilidade de emitir os cartões e angariar os comerciantes.

O projecto piloto, circunscrito à região de Lisboa, vai correr em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, Santander Totta, BPI e Caixa de Crédito Agrícola. “O objectivo é pôr no mercado 20 a 30 mil cartões até 2010 nesta fase de ensaios geográficos”, revela Paulo Raposo.

O Pay Pass nasceu em 2002. Actualmente, é utilizado em 28 países, por mais de 150 mil comerciantes. Espalhados pelo Mundo, circulam 61 milhões de cartões. Embora, na Turquia, a tecnologia “contactless” esteja presente noutros objectos. É possível fazer pagamentos com o relógio, a carteira, o telemóvel ou o porta-chaves, desde de que possuam o chip e a antena RFID.

*A jornalista viajou a convite da MasterCard

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