Não Alimentar

Amanhã no Jornal Hipersuper – Entrevista a Beatriz Imperatori, Directora-geral da Centromarca

Por a 7 de Outubro de 2009 as 2:00

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Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número, destacamos a entrevista a Beatriz Imperatori, Directora-geral da Centromarca, que admitiu que “o consumidor actualmente não tem hipótese de escolha”. Além disso, a responsável pela associação de marcas referiu que “o preço baixo das marcas brancas também está a ser pago pela contribuição da produção”.

Em relação à regulação, ou melhor, falta dela no caso da Intercompra, Beatriz Imperatori espera que “a Autoridade da Concorrência esclareça o mercado num espaço de tempo útil”, ou seja, num tempo em que ainda permita aos fornecedores ter alguma liberdade de escolha e opção. “Se a decisão chegar quando o tempo de mercado se esgotou”.

Na “Distribuição”, entrevistámos João Catalão e Ana Penim, Managing Partner da SalesUp e Administradora do INV, respectivamente, que trouxeram as principais conclusões do World Retail Congress, realizado em Barcelona. De acordo com os dois gestores, “este é o momento de comunicar de forma transparente com o consumidor e de lhe evidenciar valor”.

No “Alimentar”, analisamos o mercado do bacalhau que, apesar da quebra do preço, devido à conjuntura de crise económica, a falta de confiança do consumidor não ajudou a dinamizar o mercado.

Também no “Alimentar”, damos a conhecer a nova aposta da Longa Vida: “A Leiteira”. A nova marca pretende liderar a categoria “indulgence”, posição ocupada pelas marcas da distribuição com 75% de quota de mercado.

Para finalizar a secção “Alimentar”, a TNS Worldpanel analisa o mercado de “Óleo Alimentar”. Segundo a consultora, no 1.º semestre de 2009, a categoria reduziu e normalizou preços, estabelecendo diferenças entre as várias ofertas e causando uma subida de quota para as marcas de fabricante.

No “Não Alimentar”, além da entrevista a Beatriz Imperatoria, damos a conhecer as vantagens e desvantagens dos estudos de mercados online. Para tal, fomos falar com Madalena Santo e Rita Valadão, responsáveis pela Ipsofacto em Portugal.

A finalizar o “Não Alimentar”, entrevistámos José Carlos Nunes, Director-geral da Purina, que nos explicou a estratégia da marca para consolidar a liderança no mercado nacional.

Nas “Bebidas”, entrevistámos José Alberto Antunes, Business Manager Coca-Cola, por causa do recente lançamento da Gláceau vitaminwater. Surpreendido com a reacção do consumidor português ao novo produto, o responsável pela marca no nosso País garante que os seis sabores da vitaminwater respondem ao que são, durante 24 horas, “as diferentes necessidades do consumidor”.

Nos “Vinhos”, damos a Hong Kong International Wine&Spirits Fair que pretende levar até à Ásia os produtores do Ocidente e mostrar o potencial deste mercado. De Portugal, a organização confirma mais de 20 produtores (13 a 14 pela ViniPortugal e 7 pela Fenadegas).

Em “Tec&Log”, viajámos até à Turquia para conhecer a nova alternativa de pagamento apresentada pela Mastercard. O novo cartão – Pay Pass – foi concebido com três objectivos principais: agilizar os pagamentos de baixo valor, facilitar o dia-a-dia ao utilizador e, sobretudo, substituir o dinheiro.

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis, questionámos o painel sobre as insígnias mais baratas a actuar no mercado nacional, segundo um estudo da Proteste, a distribuição ibérica, o novo comportamento do consumidor, o IVA nas indústrias agro-alimentares, a quebra nas vendas dos produtos tecnológicos, e a crise que parece não ter batido à porta das empresas de bebidas.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Um Ministério de Marketing para Portugal!”, de Miguel Peixoto de Oliveira (Edigma); “Marcação e etiquetagem com formação para o retalho”, de João Fanha (Gateway); e “Tendências 2009-2010”, de Pedro Nunes (Hays Portugal).

Boas leituras!

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