Distribuição

Metro aumenta a liquidez dos seus fornecedores

Por a 13 de Julho de 2009 as 2:00

metro.jpg

A Metro Cash & Carry que opera em Portugal as lojas Makro Cash&Carry iniciou a fase piloto de um novo e inovador serviço financeiro para os seus fornecedores em Portugal. A “MIAG Vendor Discounting Web Platform (plataforma online MVD) permite aos seus fornecedores receberem mais rapidamente os seus pagamentos, melhorando os ratings de crédito do grupo Metro e optimizando a sua própria liquidez.

“A plataforma MVD é muito inovadora e permite aos seus fornecedores antecipar o pagamento dos seus créditos sobre a Makro e aceder aos seus fundos em qualquer altura e em qualquer lugar. Assim têm acesso facilitado ao capital” refere Mathias Hinz, director-geral da Makro Cash & Carry Portugal, em comunicado. “Com esta inovação, pretendemos apoiar os nossos fornecedores e possibilitar-lhes uma maior liquidez, especialmente, nesta altura de crise financeira”. A plataforma beneficia, sobretudo, as pequenas e médias empresas e foi desenvolvida pela MIAG, uma subsidiária do grupo Metro, especializada em serviços financeiros para a rede de fornecedores.

A plataforma MVD pode ser comparada a uma máquina ATM virtual. Fornece uma visão global das facturas aprovadas, notas de crédito e de débito. Os fluxos de pagamentos, habitualmente, bastante complexos, ficam mais transparentes e acessíveis através da Internet. Os fornecedores têm ainda a possibilidade de antecipar o pagamento dos seus créditos, se tiverem necessidade de liquidez. Quando um pedido de desconto é aprovado, os fundos são libertados no espaço de um dia útil. Os fornecedores beneficiam dos ratings de crédito favoráveis do grupo Metro e acedem às facilidades de crédito através do banco parceiro do Grupo.

“Acreditamos que este novo serviço vai ser muito bem recebido pelos fornecedores. Até agora as reacções têm sido muito positivas” admite Mathias Hinz.

Para além de Portugal, teve início um projecto-piloto no Reino Unido. Já este ano, a plataforma MVD foi lançada com sucesso na Roménia, enquanto na Polónia, os fornecedores do grupo Metro anteciparam pagamentos, através da plataforma, no valor de 50 milhões de euros, aumentando a sua liquidez e potenciando oportunidades de negócio mútuos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *