Carrefour exige preços mais baixos sob ameaça de expulsar marcas de fabricante
As insígnias Carrefour e Dia estão a impor aos fabricantes baixas de preço significativas, segundo noticiou a imprensa espanhola, citando fontes do sector, sob pena de expulsar as suas marcas dos lineares dos super e hipermercados da multinacional francesa.
Segundo a mesma fonte, o grupo Carrefour, detentor das duas insígnias, ameaçou retirar a marca de lácteos número um do mercado espanhol das prateleiras das lojas, já no próximo dia 1 de Junho, caso os produtores não aceitem as margens propostas.
A intensificação desta política de negociação no grupo deu-se após a saída de Javier Campo, director-geral da cadeia de lojas Dia, que esteve ao serviço do Carrefour mais de 24 anos. Um executivo que sempre defendeu a total autonomia e independência da cadeia discount.
Com a actual direcção, sob a batuta de Lars Olofsson, impuseram-se novas regras de colaboração entre as cadeias, cujos objectivos são reduzir custos e aproveitar sinergias.
Ou seja, a Dia sempre teve acesso a contractos com preços mais baixos, uma regalia que os actuais responsáveis querem estender ao Carrefour.