Distribuição

Greenpeace critica política sustentável de venda de peixe da distribuição

Por a 20 de Maio de 2009 as 2:00

peixe.jpg

De acordo com a última análise da Greenpeace, a maioria das lojas da distribuição moderna em Portugal continua a não cumprir uma política sustentável de venda de peixe. Das quatro cadeias analisadas, apenas uma tem um comportamento satisfatório, apresentando as restantes três notas negativas.

Num rastreio feito pela Greenpeace ao peixe que é vendido nas grandes lojas, os ambientalistas concluíram que a maioria das lojas continua a não levar em conta as espécies mais ameaçadas, admitindo, no entanto, que houve melhorias.

Beatriz Carvalho, responsável pela campanha Mercados para Peixe Sustentável em Portugal, disse à TSF que a Sonae registou avanços e o Lidl confirma a tendência positiva da primeira análise. “O Lidl continua em primeiro lugar no ranking e a Sonae deu o maior salto comparado com todos os outros. No último ranking estava em último lugar e neste já configura em segundo”, referiu Beatriz Carvalho à rádio.

Do lado negativo, a responsável pela campanha da Greenpeace apontou os grupos Auchan, Jerónimo Martins e Mosqueteiros que continuam sem resultados satisfatórios. “As três outras cadeias do nosso ranking ainda não estão a perceber a importância da questão sobre o peixe que estão a vender e estão a ignorar o pedido, tanto da Greenpeace como de milhares de portugueses”.

O grupo ambientalista refere ainda que um relatório da Comissão Europeia “já divulgou que 20% do peixe consumido na União Europeia é proveniente da pesca ilegal”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *