Tec & Log

Edifícios ‘eficientes’ impulsionam sector industrial e logístico

Por a 13 de Maio de 2009 as 2:00

Diminuir os custos operacionais e aumentar a eficiência dos espaços têm sido as principais tendências do sector industrial e logístico, revela o relatório da CB Richard Ellis, relativo a 2008.

“Apesar do enfraquecimento da procura, os ocupantes estão a racionalizar o uso do espaço, procurando renegociar contratos de arrendamento, sub arrendar área excedentária ou até mudar para instalações mais eficientes com o objectivo de melhorar a eficiência da actividade operacional”.

Os fabricantes enfrentam problemas de excesso de capacidade produtiva e sentem-se pressionados a descer os preços dos produtos. Enquanto os operadores logísticos procuram gerar ganhos de eficiência ao longo da cadeia de distribuição, refere o documento.

Assim, a procura de unidades industriais e de logística tem sofrido abrandamentos, por um lado, mas tem aumentado a demanda por empreendimentos mais eficientes e de qualidade superior.

“A qualidade e flexibilidade dos edifícios são assim factores chave no que diz respeito ao controlo de custos das empresas e, consequentemente, à eficiência do seu negócio”. O relatório europeu afirma que os “empreendimentos bem localizados e com maior potencial de flexibilidade e adaptação estão a atrair ocupantes e, deste modo, a direccionar a procura para edifícios eficientes”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *