Distribuição

Vendas Carrefour baixam 1,4% para 22,7 mil milhões

Por a 20 de Abril de 2009 as 2:00

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O Carrefour apresentou os resultados relativamente ao primeiro trimestre de 2009, registando um decréscimo de 1,4% nas vendas face a igual período de 2008, totalizando 22,7 mil milhões de euros, contra os 23,375 mil milhões de igual período no ano transacto.

Por regiões, a maior quebra foi registada no mercado doméstico – França – com uma descida de 5,1% para 9,592 mil milhões de euros, enquanto no restante continente europeu (excluindo o mercado francês), as vendas caíram 3,3% para 8,066 mil milhões de euros.

América Latina e Ásia foram as regiões que registaram subidas nas vendas, sendo que no caso do continente sul americano, o incremento de 14,4% tenha colocado o segundo maior retalhista do mundo muito perto dos 3 mil milhões de euros, enquanto no mercado asiático, o crescimento de 3% fez com que as vendas subissem para 2,133 mil milhões de euros.

Lars Olofsson, CEO do grupo Carrefour, refere em comunicado que “o Carrefour encontrou um mercado muito resilente no primeiro trimestre, bem como uma conjuntura que continua muito difícil. Em 2009, continuaremos a estar ao lado dos nossos clientes para ganhar quota de mercado”, adiantando o responsável pelo grupo que “as medidas que foram implementadas com o objectivo de transformar as nossas operações e reduzir custos, produzirão os seus efeitos no segundo semestre do ano”.

Em França, destaque para o facto de todos os conceitos explorados pelo grupo – hipermercados, supermercados e discounts – terem registado quebras nas vendas. Segundo as contas apresentadas pelo Carrefour, os hipermercados desceram 4,2%, enquanto os supermercados e discounts registaram quebras nas vendas de 8 e 7,2%, respectivamente.

Também no restante continente europeu a performance do Carrefour não foi positivo, já que, após análise aos principais mercados, somente os supermercados (+0,2%) e discount (+1,7%) em Espanha conseguiram resultados positivos. De resto, as vendas no mercado espanhol caíram 5,6%, enquanto na Itália as quebras foram de 5,4% e na Bélgica de ,34%.

Na Europa, somente Portugal, Roménia e a Turquia apresentaram performances positivas, tendo o mercado português, com a insígnia Minipreço crescido 4,3%, passando de 212 para 222 milhões de euros nos primeiros três meses de 2009, enquanto a Turquia apresentado um incremento nas vendas de 2%. Já a Roménia, como mercado emergente que é para o Carrefour e, de certa forma, para todos os retalhistas internacionais, registou uma subida de 23,5% nas vendas, totalizando 250 milhões de euros.

Já na América Latina, a operação brasileira cresceu 11,7% para 1,922 mil milhões de euros, enquanto na vizinha Argentina o subida foi de 23,2% e na Colômbia de 14,7%.

No mercado asiático, destaque para o crescimento de 3,1% na China, totalizando as operação do Carrefour no mercado chinês 1,254 mil milhões de euros no primeiro trimestre.

Em termos de expansão, o grupo abriu 210 novas lojas correspondendo a mais 170.000 m2. Estas aberturas foram divididas entre 49 em França, 123 na Europa, 17 na América Latina e mais 21 na Ásia.

De referir que o grupo Carrefour finalizou o primeiro trimestre com 15.420 lojas, menos dez que nos três primeiros meses de 2008.

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