Distribuição

Vendas a retalho nos EUA caem em Março

Por a 16 de Abril de 2009 as 2:00

retalho2.jpg

De acordo com o departamento de comércio norte-americano, as vendas a retalho registaram uma quebra no mês de Março de 2009 face a igual mês em 2008 e ao mês anterior. Os dados oficiais mostram uma quebra de 1,1% face ao mês de Fevereiro e uma descida de 9,4% em relação ao terceiro mês de 2008, desapontando, assim, alguns analistas da praça nos EUA que esperavam uma ligeira subida.

Paul Dales, economista da Capital Economics, referiu ao Financial Times que “os lares encontram-se ainda relutantes em gastar dinheiro em produtos não essenciais”.

Os dados oficiais mostram que as vendas de Março ficaram 1% acima das vendas registadas em Dezembro último e que ascenderam a 344,4 mil milhões de dólares e cerca de 10% abaixo do máximo atingido em Junho de 2008.

As vendas no retalho, que caíram de forma dramática no ano passado, são um indicador crucial para a análise da economia norte-americana, já que o gasto dos consumidores no retalho é responsável por quase 70% dos produtos domésticos nos EUA.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *