Distribuição

Vendas Auchan crescem 7,5%

Por a 26 de Março de 2009 as 2:00

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O grupo Auchan registou um aumento de 7,5% nas vendas no ano 2008, face ao exercício de 2007, totalizando 39,484 mil milhões de euros, comparado com os 36,715 mil milhões do ano anterior. (resultados-auchan.xls)

Esta performance, representa, segundo a companhia de retalho francesa, o maior crescimento nos últimos três anos, indicando que as vendas like-for-like aumentaram em 4,3%, a uma taxa de câmbio constante.

As aberturas de lojas e boa performance em novos mercados, representando a operação internacional 50% das vendas totais, quando em 2007 tinham um peso de 47%, foram factores fundamentais para estes resultados, referindo a Auchan, em comunicado, que a expansão internacional continuou a bom ritmo, particularmente, na China e Europa do Leste, “onde o grupo reforçou a sua posição na Rússia e iniciou a operação ucraniana”. De resto, o investimento, em 2008, aumentou 20,9%, totalizando 2,1 mil milhões de euros.

Apresentando um EBITDA de 2,260 mil milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 9,2% face a 2007, os lucros registaram, contudo, uma quebra de 24,4%, passando de 962 para 727 milhões de euros.

É dos conceito de hipermercados que provém a maior fatia das vendas do grupo Auchan, tendo este formato registado um crescimento de 8,4% para 31,8 mil milhões de euros. No mercado doméstico, o conceito de hipermercados aumento as vendas em 2,7% para 15,3 mil milhões de euros, representando já 48% das vendas globais do formato.

De resto, a dinâmica de desenvolvimento internacional dos últimos anos contribuiu para este crescimento, “apoiado por um forte desempenho em todos os países, com excepção de Espanha, Itália e Taiwan”, refere o grupo. O montante global em vendas em lojas comparáveis manteve-se estável nestes três países, apesar das difíceis condições económicas.

Durante o exercício de 2008, o grupo Auchan abriu ou adquiriu 60 hipermercados: 27 na China (11 Auchan e 16 TR Mart), os primeiros dois hipermercados Auchan na Ucrânia e 12 lojas Ramstore foram convertidas para Auchan, na Rússia. Além disso, foi ainda criada uma joint-venture no Dubai, onde o grupo terá 10 % de participação, permitindo desenvolver a cadeia Auchan, a partir de 2009.

No que diz respeito ao conceito supermercados, as vendas registaram uma subida de 2,9%, totalizando no final do exercício 2008, 6,9 mil milhões de euros, apontando o grupo gaulês “os crescimentos nos mercados da Europa de Leste e a boa performance dos supermercados convertidos para a insígnia Simply Market” como principais factores. Esta cadeia detém actualmente 363 supermercados, correspondendo a metade do total na Europa Ocidental e Polónia, onde começou a operar em 2008, ficando o desenvolvimento da insígnia completado durante 2009.

Após a abertura de 37 novos supermercados e encerramento de 19 lojas ao longo do exercício terminado em 31 de Dezembro, o total de lojas do conceito supermercado é de 726 unidades, mais 18 que em 2007.

Também a Immochan comprovou o bom desempenho, em 2008, com um aumento de 12,8 % das receitas, que ascenderam a 432 milhões de euros. No final de 2008, a imobiliária do grupo Auchan geria 289 centros comerciais, em 12 países, correspondendo a um total de 1,6 milhões m2. Os novos espaços criados alcançaram 145 mil m2 e foram introduzidos novos formatos de centros comerciais. Em Melun-Sénart, em França, foi criado o primeiro parque de actividades comerciais dedicado a artigos para a casa e está em curso um acordo com os supermercados para o desenvolvimento de galerias comerciais de proximidade.

Segundo Christophe Dubrulle, presidente da Comissão Executiva do grupo Auchan,”o bom desempenho em 2008, demonstra a capacidade para resistir a um ambiente desfavorável. Os investimentos realizados nos últimos anos permitiram-nos construir posições sólidas em diferentes mercados, de acordo com as nossas áreas de negócio, de forma a continuarmos a preparar o futuro. A nossa cultura corporativa envolve os colaboradores do Grupo nas nossas operações e os nossos ganhos permitiram-nos partilhar 32 % do lucro com os trabalhadores da Auchan em França”.

O responsável máximo pela operação do operador francês revela ainda que “a nossa organização em linhas de negócios independentes, a nossa capacidade de inovação e a proximidade ao cliente são argumentos sólidos sobre os quais podemos construir as nossas políticas de longo prazo. Estamos ainda convencidos de que a natureza complementar das nossas lojas de natureza discount – grandes hipermercados e supermercados de proximidade – oferecem uma vasta gama de produtos que vão ao encontro das expectativas dos nossos clientes”.

Perspectivando o ano de 2009, Dubrulle admite estar consciente que “não será um ano fácil. Vamos continuar a conduzir o nosso negócio com profissionalismo, permanecendo atentos em relação aos investimentos e aos níveis de dívida. Por isso, aguardamos com expectativa o desenrolar do ano, com confiança e serenidade”.

A nível internacional, o grupo adiantou que inaugurará cerca de 30 lojas, confirmando também estar a preparar a entrada no Vietname. Também a Rússia terá novas lojas da Auchan, enquanto a Ucrânia o grupo está a rever a estratégia de abertura de lojas, prevendo a inauguração somente de um ou duas unidades.

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