Distribuição

Metro aumenta vendas para 68 mil milhões

Por a 26 de Março de 2009 as 2:00

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O grupo Metro apresentou recentemente os resultados referentes ao exercício 2008, indicando um crescimento de 5,8% nas vendas para 67,956 mil milhões de euros.

Por regiões, o grupo alemão registou uma aumento de 2% nas vendas no mercado doméstico, totalizando 26,7 mil milhões de euros, revelando que, a nível internacional essa subida foi de 41,3 mil milhões de euros, representando a operação internacional 60,8% do total das receitas.

Na Europa Ocidental, as vendas do terceiro maior retalhista do mundo aumentaram 2,2%, para 21 mil milhões de euros, enquanto na Europa de Leste as vendas cresceram de forma mais dinâmica, ou seja, 15,3% para 18,1 mil milhões de euros.

Já na região Ásia/África, a Metro registou a maior subida nas vendas, totalizando 2,2 mil milhões de euros de receitas, correspondendo a um incremento de 18,6% face a 2007.

No que diz respeito ao investimento efectuado em 2008, o grupo alemão revela que este totalizou 2,5 mil milhões de euros, correspondendo a um aumento de 12%. A grande fatia deste valor foi aplicada na continuação da expansão internacional, com destaque para a Metro Cash&Carry e Media Markt e Saturn. No total, o grupo abriu 124 novas lojas, das quais 40 da insígnia grossista, 14 hipermercados Real e 70 Media Markt e centros Saturn.

Por insígnias, a Metro cash&carry consolidou a operação ou crescer nas vendas 4,6% para um total de 33,1 mil milhões de euros. Já as vendas da insígnia de hipermercados Real registou um aumento de 5,8% nas vendas, para 11,6 mil milhões de euros, revelando o grupo que “este crescimento tem por base, tanto o desenvolvimento do conceito na Alemanha, como a contínua expansão na Europa de Leste”.

Já no conceito da electrónica de consumo, as lojas Media Markt e Saturn registaram uma subida de 8,9% nas vendas, para 19 mil milhões de euros, revelando o grupo alemão que a quota internacional destas insígnias no total das vendas alcançou os 54,3%.

Por fim, as Galeria Kaufhof foi a insígnia a registar menor crescimento, tendo aumentado as vendas em 1,1% para 3,5 mil milhões de euros.

De acordo com Eckhard Cordes, CEO do grupo Metro, “estas performances são algo que poucas companhias têm capacidade em atingir”, admitindo que “com o lançamento recente da programa de aumento de valor ‘Shape 2012’, o grupo Metro lançou as bases para assegurar o crescimento dos lucros a longo prazo”.

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