Distribuição

Lucros Carrefour caem 45%

Por a 13 de Março de 2009 as 2:00

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O grupo Carrefour divulgou ontem os resultados referentes ao exercício de 2008, apresentando uma quebra de 44,7% nos lucros face ao ano 2007, passando de 2,229 para 1,271 mil milhões de euros.

Já as vendas do segundo maior retalhista mundial, registaram uma subida de 5,2% face ao exercício anterior, passando de 82,148 para 86,967 mil milhões de euros.

Em comunicado, Lars Olofsson, CEO do Carrefour, admite que “numa conjuntura económica que permanece difícil, iremos focar-nos em aumentar a dinâmica de vendas, enquanto melhoramos a nossa organização e reduzimos os custos”.

O responsável máximo pelo retalhista francês refere ainda que “os nossos objectivos para o futuro são claros: gerar lucro, sustentabilidade, crescimento orgânico superior ao mercado e melhoramento das margens. Para acelerar o nosso crescimento, iremos reforçar a nossa posição em França e na Europa, além de focar-nos na expansão nos nossos mercados com maior potencial de crescimento. Ao aumentar o nosso conhecimento relativamente ao nosso cliente e ao servi-lo melhor, ao transformar o nosso negócio de modo a torná-lo mais ágil, melhorar a operação e ganhar eficácia operacional e reganhar posição através de inovação, alcançaremos os nossos objectivos: fazer do Carrefour o retalhista preferido”.

Por região, o Carrefour mantém o grosso da facturação no mercado doméstico – França – onde as receitas subiram 0,9% para 37,968 mil milhões de euros (em 2007 foram de 37,621 mil milhões), enquanto o restante mercado europeu totalizou 32,418 mil milhões de euros (30,837 mil milhões em 2007), correspondendo a uma subida de 5,1%.

As duas regiões a registar melhores performances foram a América Latina e Ásia, onde o retalhista gaulês obteve vendas de 10,5 e 6,1 mil milhões de euros, respectivamente. Na América Latina a facturação cresceu 27,9%, enquanto na Ásia a subida foi de 10,9%.

Não apresentando dados específicos sobre a operação em Portugal, onde o Carrefour actua sob a insígnia Minipreço, a única menção que o relatório e contas do grupo faz ao nosso País é relativamente ao número de lojas, referindo que detém 498 lojas, incluindo próprias, em franchising e parceria, todas no conceito hard discount.

De resto, é esta a tipologia de loja que predomina na globalidade do universo Carrefour, indicando o retalhista que possui uma rede de lojas (próprias, em franchising e em parceira) de 1.302 hipermercados, 2.919 supermercados, 6.252 hard discount, 4.813 lojas de conveniência e 144 cash&carry, totalizando 15.430 unidades.

França aparece como país com mais lojas do universo Carrefour, com 5.517 unidades, seguida da Espanha com 3.03 e Itália com 1.608. O comunicado do grupo revela que na Europa detém 8.085 lojas, enquanto na América Latina esse número é de 1.184 e na Ásia 644.

Quanto às vendas geradas por cada conceito de loja, a liderança pertence aos hipermercados, com 49,551 mil milhões de euros, representando 57% da facturação total. De seguida surgem os supermercados, representando os 14,936 mil milhões de euros cerca de 17% do total de vendas. O conceito hard discount explorado pelo Carrefour obteve vendas de 8,403 mil milhões de euros, representando 9,7% do total de receitas.

O grupo informa ainda que inaugurou 1,3 milhões de m2, tendo reduzido os custos em 150 milhões de euros durante o segundo semestre de 2008, excedendo, assim, os 100 milhões traçados no início do ano.

Quanto ao futuro, o Carrefour revela que terá um Capex de 600 milhões de euros dedicado exclusivamente para aumentar as vendas através da competitividade dos preços, imagem de preço, oferta e publicidade e marketing.

Além disso, refere o grupo em comunicado, os investimentos para 2009 não ultrapassarão os 2,5 mil milhões de euros, salientando que “aplicará uma disciplina e selectividade maior nos projectos”, além de as aberturas terão “ao mesmo nível de 2008”.

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