Combustíveis dos hipers e super com 4% do mercado
Segundo um relatório recente da DBK, o volume de vendas de combustíveis – gasolina e gasóleo – em estações de serviço desceu para 6,3 milhões de toneladas, em 2008, correspondendo a um decréscimo de 2,7% ao ano anterior.
Enquanto no gasóleo as vendas caíram 1% para as 3,9 milhões de toneladas, no caso da gasolina a queda foi de 6,9%, antecipando a consultora que o ano de 2009 deverá manter esta tendência descendente como consequência da actual conjuntura económico-financeira.
Os números da DBK indicam que 97% das vendas totais de gasolina são efectuadas em estações de serviço, enquanto no gasóleo essa quota desce para 81%.
Nos últimos anos, o mercado de gasóleo português registou uma evolução mais favorável que o da gasolina, devido ao aumento dos veículos diesel no parque automóvel nacional. Apesar da queda no volume de vendas, o aumento dos preços dos carburantes impulsionou a facturação das estações de serviço no exercício passado, ficando acima dos 7,6 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 14% face a 2007.
No ano 2008, o número de estações de serviço em Portugal ascendia a 2,575 unidades, aproximadamente mais 2% que em 2007.
As estações com marca de companhias petrolíferas detêm 70% do mercado, repartindo-se o restante entre estações de marcas independentes (26%) e estações de insígnias de hipers e supermercados (4%), referindo a DBK que estas últimas têm registado uma expansão notável nos últimos anos.