Distribuição

Centromarca: ‘Legislador protege Sonae e Jerónimo Martins’

Por a 12 de Março de 2009 as 2:00

centromarcaA excessiva concentração no sector da distribuição em Portugal confere aos dois maiores grupos nacionais – Sonae Distribuição e Jerónimo Martins – protecção do legislador.

A afirmação é de Duarte Raposo Magalhães, presidente da Centromarca (Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca), em declarações ao Jornal de Negócios.

Em 2008, o consumo de marcas próprias cresceu 21% face ao ano anterior e representou 32% das vendas totais de produtos de grande consumo. “Até que ponto é que esta situação não está a ser gerada de forma artificial por uma distribuição excessivamente concentrada e protegida pelo legislador? Hoje, quem está a escolher pelos consumidores é a distribuição”.

Duarte Raposo Magalhães afirmou ainda haver uma “luta desigual e injusta” nas negociações entre distribuição e produção no que diz respeito ao espaço no linear. “O que a indústria pede é que a distribuição lhes aloque mais espaço nas prateleiras. Muitas vezes, os distribuidores retiram-nos a zona “prime-time” dos lineares e ameaçam mesmo retirar-nos das prateleiras”.

Cerca de 20% dos associados da Centromarca recorre à produção de marca própria (de um total de 800) para fazer “face à necessidade de ocupar linhas”.

O patrão das marcas insiste na criação de um regulador estatal para alvitrar conflitos entre as duas partes. “Países como o Reino Unido e Espanha têm códigos de boas práticas entre produtores e distribuidores, assim como um comité arbitral. Porque não em Portugal?”, questiona.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *