Distribuição

CE e retalho lançam fórum para promoção do consumo sustentado

Por a 4 de Março de 2009 as 2:00

retalho_verde.jpg

A Comissão Europeia (CE) e o sector do retalho europeu lançaram ontem o Retail Forum – Fórum do Retalho – como parte de uma iniciativa para promover padrões de consumo mais sustentáveis ambientalmente.

Lançado pelos comissários do ambiente, Stavros Dimas, consumidor, Meglena Kuneva, presidente do EuroCommerce, Feargal Quinn, e presidente e CEO do grupo Delhaize, Pierre-Olivier Beckers, representando a Mesa Redonda do Retalho Europeu, o evento envolveu, também, produtores, consumidores e grupos ambientalistas.

Em comunicado, a CE refere que a criação do Retail Forum “representa uma contribuição significativa na implementação dos Planos de Acção da UE relativamente ao consumo sustentado e políticas industriais sustentáveis e de produção apresentadas pela Comissão em Julho de 2008. Este fórum pretende reduzir o impacto ambiental do sector do retalho e da cadeia de distribuição, promover produtos mais sustentáveis e ecológicos e informar melhor o consumidor acerca das oportunidades de compra ‘verdes'”.

O comissário do ambiente, Stavros Dimas, referiu que “os retalhistas podem contribuir de forma significativa para alcançarmos padrões de consumo e produção mais sustentáveis através e produtos que optam por armazenar e promover. Ao juntarmos o sector do retalho com outros importantes actores, o Retail Forum poderá ajudar a acelerar este processo”.

Já a comissária do consumidor, Meglena Kuneva, salientou que “se pretendermos verdadeiramente que o consumidor compre ‘verde’, a escolha sustentada terá de ser uma escolha fácil. A informação de produto terá de ser clara, e os produtos sustentáveis não poderão ser uma opção de luxo. Os retalhistas europeus encontram-se numa posição única para ajudar-nos nesta iniciativa. Fazem parte do dia-a-dia do consumidor e podem ter um impacto imediato na escolha que estes mesmo consumidores fazem”.

Também o presidente do EuroCommerce, Feargal Quinn, admitiu que “nestes tempos de recessão económica, o lançamento desta iniciativa assinala o compromisso dos retalhistas em preservar o ambiente para as gerações futuras. Este fórum deverá encorajar a partilha de informação e mostrar as melhores práticas do comércio, consumidores e todos os players com a noção de estimular a concorrência e compromissos dos retalhistas individuais”.

Do lado do retalho, Pierre-Olivier Beckers, presidente e CEO do grupo Delhaize, representou o European Retail Round Table (ERRT), traduzido à letra por “Mesa Redonda do Retalho Europeu”, referiu estar “muito entusiasmado com o lançamento desta iniciativa. Os retalhistas estão cada vez mais focados na sustentabilidade não só porque é a coisa certa a fazer, mas também porque os nossos consumidores – e accionistas – exigem-no. Não existe alternativa. Apesar das dificuldades económicas actuais, o passo em direcção ao consumo sustentado será reforçado e acelerado. Faz parte da nossa estratégia”.

O responsável pelo grupo retalhista belga avançou ainda que “as gerações mais jovens de consumidores e os nossos próprios funcionários estão cada vez mais exigentes no que diz respeito ao que pretendem de nós e manterão a pressão sobre nós no futuro. Uma pressão que, aliás, aceitamos e agradecemos”.

O fórum pretende criar um melhor entendimento sobre as medidas práticas necessárias para promover o consumo e produção sustentável. Ao longo do tempo, os resultados deverão proporcionar maior disponibilidade de produtos amigos do ambiente e eficientes em termos de energia nas lojas, ao mesmo tempo que dará melhor informação ao consumidor como utilizar os produtos de forma mais ecológica (por exemplo, lavar roupa a temperaturas baixas).

Os participantes partilharão as melhores práticas, discutirão a melhor forma de promover o consumo sustentável e ultrapassar eventuais barreiras que dificultarão a implementação destas medidas, de forma a obter informação científica de entidades relevantes para ajudar na avaliação de produtos amigos do ambiente.

A razão do fórum é proporcionar aos retalhistas uma melhor posição para promover o consumo sustentável através de acções próprias, parcerias com fornecedores e contactos diários com os consumidores europeus.

A participação neste fórum é voluntária e estará aberta a todos os retalhistas que se associaram aos Retailers Environmental Action Plan (REAP) – Plano de Acção Ambiental do Retalho – que engloba muitos compromissos ambientes específicos por companhia.

Actualmente, fazem parte desta iniciativa 24 retalhistas (Asda/Wal-Mart, Auchan, C&A, Carrefour, CEC (Confederación Española de Comercio), Delhaize, El Corte Inglés, EuroCommerce, European Retail Round Table (ERRT), FCD (Fédération des Entreprises du Commerce et de la Distribution, Ikea, Inditex, Kaufland, Kingfisher plc, Leroy Merlin, Lidl, Marks&Spencer, Mercadona, Mercator, Metro, Quelle, Rewe, Royal Ahold e Tesco.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *