Distribuição

Comissão de concorrência britânica introduz novo código

Por a 3 de Março de 2009 as 2:00

Resultados Tesco excedem expectativas

A Comissão de Concorrência britânica irá introduzir um novo código de práticas para as cadeias de retalho com o objectivo de aumentar e assegurar o tratamento justo dos fornecedores.

Depois de investigações realizadas durante o ano passado, a Comissão de Concorrência decidiu-se que era necessário um novo código para controlar o poder de negociação de determinadas cadeias. Através deste novo código, a comissão espera prevenir determinadas práticas na cadeia de abastecimento que transferem riscos excessivos e custos inesperados para os fornecedores.

O novo código estipula que os retalhistas não poderão requerer ao fornecedor que altere qualquer aspecto do procedimento durante o acordo de abastecimento, e que o retalhista é obrigado a pagar ao fornecedor por produtos entregues dentro de “tempo razoável”.

Segundo avança o Planet Retail, o novo código estipula ainda que o retalhista não poderá pedir ao fornecedor que pague quaisquer dos seus custos de marketing ou incluir produtos num acordo de abastecimento, de modo a que o fornecedor seja obrigado a pagar quebras.

A comissão prevê reforçar o código de concorrência, de modo a aplicar-se a todos os retalhistas com vendas anuais superiores a mil milhões de libras (cerca de 1,130 mil milhões de euros). As medidas agora reforçadas incluem a obrigação dos retalhistas preservarem todos os documentos com os fornecedores, tornando, assim, mais difícil a um retalhista deslistar um fornecedor.

Até há data, avança o Planet Retail, a Tesco e a Asda, do grupo Wal-Mart, já adiantarem estar contra estas alterações.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *