Distribuição

Canal de proximidade soma e segue em Espanha

Por a 17 de Fevereiro de 2009 as 2:00

images.jpgUm total de 47% dos consumidores espanhóis deslocaram-e a lojas de proximidade para fornecer o lar, nos últimos três meses, segundo um estudo da consultora TNS, e 91% adquiriu produtos alimentares.

As lojas de conveniência caracterizam-se por estarem abertas ao público todos os dias, ao longo de 18 horas.

Este tipo de estabelecimentos tem maior penetração em Madrid, onde seis em cada dez consumidores realizaram as compras neste formato (64%). Logo a seguir, destacam-se as Canárias (58%), Barcelona (53%), Catalunha e Aragão (51%), a zona Sul (43%) e a zona Centro (42%).

A região Noroeste é área onde menos se frequenta este canal (33%), assim como o Norte-Centro (38%).

Apesar do conceito associado a este formato ser a compra por impulso, o estudo divulga que 70% dos clientes planearam a cesta de produtos com antecedência.

O aumento da procura por estas unidades comerciais está directamente relacionada com a crise, já que os consumidores fazem compras com menos itens mas visitam as lojas com maior frequência.

O documento indica ainda que o crescimento dos lares com apenas uma pessoa favoreceu a dinâmica deste canal, cujos lineares privilegiam embalagens individuais e pratos pré-preparados ou fáceis de cozinhar.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *