FMCG Marcas

Europa determina limites máximos para resíduos de melamina

Por a 13 de Fevereiro de 2009 as 2:00

leite.jpgA Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (European Food Safety Authority – EFSA) estabeleceu limites máximos para a utilização de melamina em produtos alimentares, depois de terem sido detectados níveis elevados deste resíduo em alimentos infantis feitos na China que levaram à morte de seis crianças e à intoxicação de 296 mil consumidores.

Desta forma, a quantidade diária tolerável foi fixada em 0.5 mg/kg, cifra que tem em linha de conta os “efeitos sobre a saúde humana que podem ocorrer com o consumo contínuo, num período relativamente curto, de outros produtos contaminados com melamina, como por exemplo, doces, chocolates, bebidas achocolatadas e todo o tipo de biscoitos”, explica um comunicado do Grupo SGS.

“Com a decisão 2008/757/EC, de 26 de Setembro de 2008, que impõe condições especiais à importação de produtos contendo leite ou lacticínios originários da China, a Europa bloqueou todos aqueles produtos chineses. É provável que a decisão se estenda a outros produtos”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *