Distribuição

Retalho norte-americano deverá ter quebra de 0,5% em 2009

Por a 4 de Fevereiro de 2009 as 2:00

retalho

De acordo com o último relatório da The National Retail Federation (NRF), as vendas do sector do retalho norte-americano (que exclui automóveis, gasolineiras e restaurantes) deverá registar uma quebra de 0,5% em 2009.

A previsão económica para o ano 2009, a NRF adianta que “teremos mais desafios para o sector do retalho ao mesmo tempo que o consumidor continua a mudar os seus hábitos de consumo”.

Rosalind Wells, chief economista da NRF, admitiu que “grande parte do comportamento do consumidor durante o ano de 2008 irá continuar em 2009”, adiantando que “o consumidor irá procurar preço e optará pelo discount e retalhistas que pratiquem descontos, de modo a aumentar o seu poder de compra”.

O relatório conclui que o primeiro semestre de 2009 registará a continuação da fraco poder económico das famílias norte-americanas verificado em grande parte de 2008, avançando que, nos primeiros seis meses, as vendas deverá cair 2,5%, melhorando a sua performance no terceiro trimestre, apontando a NRF para este período uma quebra de 1,1%. Já para o quarto e último trimestre de 2009, a NRF admite uma melhoria da situação, com uma subida de 3,6% das vendas, devido ao Natal e a uma melhoria da situação económico-financeira.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *