Distribuição

Índice de confiança cai para o mais baixo de sempre

Por a 9 de Janeiro de 2009 as 2:00

retalho.jpg

A confiança dos consumidores europeus, bem como das empresas, caiu para os níveis mais baixos de sempre no último mês de Dezembro.

De acordo com o Economic Sentiment Indicator (ESI) ou Índice de Sentimento Económico, os valores na zona euro caíram dos 74,9% em Novembro para 67,1% no último mês do ano de 2008, constituindo o valor mais baixo desde que oi lançado o relatório mensal em 1985. Já na UE, a queda de 7%, fez com que o ESI baixe para os 63,5%.

No relatório do Eurostat, tanto as quedas na UE como zona euro, “reflectem uma clara quebra na confiança em todos os indicadores”.

Espelhando a deterioração generalizada dos indicadores do ESI, todos os países da UE demonstram uma quebra na confiança. Entre os estados-membros, destaque para a Holanda, onde a confiança caiu 13,2%, seguida da Itália (-9,9%), França (8,2%), Espanha (6,3%), Alemanha (-5,3%) e Polónia (-4,5%).

Quanto a Portugal, o Eurostat refere que o ESI global caiu dos 77,3 para os 71,7 pontos. Por indicadores, a indústria passou dos 26 para 31 pontos, enquanto os serviços mantiveram-se estáveis nos seis pontos, caindo a confiança dos consumidores de 48 para 49 pontos negativos.

A maior queda foi registada no retalho, que dos 22 pontos negativos em Novembro passou para 29 pontos negativos no último mês do ano de 2008.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *