Distribuição

Consumidores procuram mais supers mas gastam menos

Por a 7 de Janeiro de 2009 as 2:00

comercio a retalhoOs consumidores espanhóis estão a ir mais ao supermercado. Pela primeira vez em cinco anos, os supermercados registaram mais 49 milhões de visitantes do que no ano passado.

Mas, os clientes compram menos produtos e procuram cada vez mais as marcas dos distribuidores. Isto faz com que o aumento de visitantes nos supers e hipers não corresponda a um aumento de vendas.

De acordo com um estudo da TNS, entre 2004 e 2007, o número de clientes dos hipers e supers tinha vindo a cair 4%, por ano. Ou seja, menos 100 milhões, em cada ano. Mas, de Novembro de 2007 a Outubro de 2008, o número de visitantes destas superfícies chegou aos 2.500 milhões (contra os 2.450 em igual período do ano passado.)

Em tempos de crise anunciada, os consumidores vêem-se obrigados a mudar de hábitos. Os cestos de compras variados e fartos dão agora lugar a cabazes mais reduzidos e apenas com os produtos essenciais.

Ana Berdié, directora de marketing da TNS, explicou ao jornal El Periódico que 74% dos produtos destas novas cestas de compras são de primeira necessidade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *