Distribuição

GPS no shopping

Por a 23 de Dezembro de 2008 as 2:00

reino-unido-210.jpgOs lojistas do Reino Unido não se limitam a lamentar o aparente triunfo do comércio on-line, e querem aproveitar o sucesso da Internet para inverter o declínio das vendas.

O jornal britânico “The Times”, citado pelo Diário de Notícias (DN), noticia que alguns centros comerciais daquele país ponderam criar um sistema de navegação, semelhante ao GPS, habilitado a encaminhar directamente os clientes até aos produtos.

De acordo com o DN, o hipotético sistema requer, num primeiro tempo, a posse de uma pulseira de localização, a qual deve ser instalada à entrada do centro comercial e, num segundo momento, o download do mapa do edifício para um telemóvel ligado à rede interna. No fim, o cliente será automaticamente guiadopor setas até aos diversos artigos.

O diário português recorda que, na Alemanha, já foi concebido um vestiário virtual, onde um avatar 3D dos clientes pode experimentar peças de vestuário.

Um consultor de comércio ouvido pelo diário londrino considera optimista que “estamos perto de descobertas que mudarão as nossas vidas”, mas um especialista da Veredict Research, a principal autoridade britânica do retalho, modera as expectativas recordando que, embora “os homens [gostem] de encontrar as coisas depressa”, “as mulheres gostam de andar a ver”, alerta Maurren Hinton.

Em Novembro, o comércio on-line cresceu 16% em Terras de Sua Majestade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *