FMCG Vinhos

Exportações de Champagne caem 20%

Por a 15 de Dezembro de 2008 as 2:00

champagne.jpg

As exportações mundiais de Champagne registaram uma quebra de 20% no mês de Outubro, avança o Comité Interprofissional do Vinho de Champagne (CIVC). Ao mesmo tempo que a conjuntura económica tem afectado as vendas, as exportações dentro da Europa caíram 24% e as importações por parte de países extra-Europa – incluindo Japão, EUA, Rússia e China – registaram descidas na ordem dos 23%. Já no mercado doméstico a quebra nas vendas ascenderam aos 20%.

“As pessoas estão a considerar o gasto em todo o tipo de artigos de luxo e isso afecta, naturalmente, o Champagne, excluindo as marcas próprias”, admite Paul Beavis, director geral da Lanson no Reino Unido.

Enquanto as vendas like-for-like de Setembro de 2008 ainda se mantinham em campo positivo, com um crescimento de 0,1%, o mês de Outubro registou uma quebra de 6%, ultrapassando as estimativas do CIVC que apontava para uma descida de 5%.

As previsões indicam agora que as vendas deverão cair, em volume, cerca de 34 milhões de garrafas, ou seja, pelo menos 10%, para as 300 milhões na globalidade.

De referir que o fim-de-ano é particularmente importante para o sector do Champagne, correspondendo a cerca de 2/3 das vendas anuais.

No Reino Unido, por exemplo, um dos mercados mais importantes para o Champagne, a cadeia de supermercados Sainsbury baixou o preço em seis dos mais conceituados Champagnes para as 15 libras (cerca de 17 euros), incluindo marcas como Lanson Black Label, GH Mumm ou Piper Heidsieck.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *