Não Alimentar

“Factor de exportação é factor de motivação”

Por a 15 de Dezembro de 2008 as 2:00

centro-de-congressos-de-lisboa-210.jpgO Fórum Missão Exportar 2008, que decorreu quinta-feira no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa, deu a conhecer às empresas nacionais 16 mercados “com maior potencial de crescimento” e “mais afastados da recessão”, aqui exceptuando-se os EUA, avança a Agência Financeira (AF).

Em entrevista à AF, a organizadora do evento, Fátima Vila Nova, apontou como objectivo “fomentar a rede” e “tentar diminuir o problema da dimensão” das firmas. A responsável explica que é sempre necessário saber, previamente, “que tipo de produtos interessa mais a certos países”. Para isso abandonou-se o anterior “formato de seminário” e deu-se “oportunidade às empresas de colocarem as suas dúvidas às entidades especializadas”.

Fátima Vila Nova alerta que “há casos em que o nome em Portugal é interessante mas depois lá fora não tem significado” e que é importante fazer-se “um benchmark pequeno para [se] saber qual é o preço a que poderá [colocar-se] o produto no mercado”, cita a AF.

De acordo com aquela fonte, “um dos mercados neste momento com maior potencial é claramente a Tunísia”, que se pensa poder vir a “ser o Dubai do Mediterrâneo”.

Durante o Fórum foi também criado o Clube das PME, integrando 150 organizações responsáveis por um portal destinado a dar resposta às suas dúvidas mais frequentes, adianta a AF.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *