Conselho dos Notáveis

Conselho dos Notáveis

Por a 12 de Dezembro de 2008 as 9:30

30-31_hipersuper226-1.jpg

Na edição que marca o 18.º aniversário do Hipersuper, questionámos o Conselho dos Notáveis acerca das alterações mais significativas registadas no sector da Distribuição Moderna portuguesa. Como não podia deixar de ser, não nos limitámos ao passado, lançando também algumas questões relativamente ao futuro deste sector em Portugal, bem como além das fronteiras nacionais.

– 1. Ao longo destes últimos 18 anos, qual foi o formato dentro da Distribuição Moderna que mais evoluiu?

Supermercados – 23.3%

Hipermercados – 28.3%

Discounts – 45.1%

Lojas Gourmet – 3.3%

– 2. Qual a secção de loja que maior evolução registou?

Frescos – 49.2%

Bebidas e Vinhos – 10.2%

Cuidado Pessoal – 18.6%

Charcutaria – 1.7%

Congelados – 18.6%

Peixe fresco – 1.7%

– 3. A Distribuição Moderna em Portugal tem acompanhado o desenvolvimento do sector a nível internacional?

Sim – 76.3%

Não – 1.7%

Parcialmente – 22.0%

– 4. Qual foi a maior evolução na Distribuição Moderna em Portugal?

Tecnologia – 10.2%

Marca Própria – 62.8%

Cartões de Fidelização – 13.5%

Entrega ao domicílio – 13.5%

– 5. Que futuro prevê para o sector da Distribuição Moderna em Portugal?

Maior segmentação – 17.2%

Maior concentração – 29.3%

Aposta forte nas Marcas Próprias – 43.1%

Tecnologia – 1.8%

Internacionalização dos players nacionais – 8.6%

– 6. Em caso de internacionalização das insígnias nacionais, quais as regiões que deveriam ser consideradas?

Leste – 32.2%

Brasil – 15.3%

África – 32.2%

Os players nacionais não possuem dimensão para grandes internacionalizações – 20.3%

Fonte: Dados recolhidos e trabalhados pelo Jornal Hipersuper; Universo de 76 pessoas, 59 respostas

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *