FMCG Marcas

Sector hortícola espanhol seguro

Por a 4 de Dezembro de 2008 as 2:00

agricultura.jpg

O futuro das produções hortícolas espanholas está assegurado. Quem o afirmou foi Elena Espinosa, ministra da Agricultura espanhola, que destacou o aumento da produção em 2 a 3% ao ano, com um valor económico que chega aos 15.000 milhões de euros.

A governante assinalou também que a importância da exportação, uma vez que 40% da produção vai para o exterior. Isto apesar da concorrência de países terceiros.

Elena Espinosa destacou as condições naturais do país para a produção hortícola e o dinamismo dos agricultores na adaptação às novas condições de mercado, permitindo durante os últimos anos uma prudente aproximação aos países do sul do Mediterrâneo.

Estas circunstâncias permitem manter a confiança no futuro das produções hortícolas espanholas, independentemente dos acordos bilaterais que a União Europeia (UE), disse a responsável referindo-se à iniciativa “Estado Avançado”, um acordo aprovado em Outubro entre a UE e Marrocos, para o reforço das relações bilaterais, no qual o país africano pede apoio ao grupo dos 25 para vários aspectos económicos.

No âmbito da agricultura, a ministra espanhola explicou que o acordo não implica nem maior abertura de mercados, nem participação da agricultura marroquina nos fundos comunitários da PAC, limitando-se à obtenção de um sistema regulador transparente de normas harmonizadas a partir da UE no sector agrícola marroquino, principalmente na organização da cadeia alimentar, no incentivo à associação entre as organizações profissionais marroquinas e europeias e na implementação de um sistema comum de reconhecimento conjunto das indicações geográficas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *