FMCG Marcas

Portugal é o rei das aves

Por a 3 de Dezembro de 2008 as 2:00

frango-210.jpgPortugal é o país da União Europeia que mais carne de aves consome anualmente, sobretudo graças ao frango, a que se deve 90% do total. Em média, indica a Direcção-Geral de Veterinária (DGV), cada consumidor luso ingere 30 quilos de frango por ano, ainda assim abaixo dos 41 quilos estimados para o porco. A mesma fonte indica que, em cada doze meses, cada português se alimenta de 180 ovos.

De acordo com o organismo, a predilecção pelo frango deve-se ao baixo custo, à riqueza em proteínas conjugada com a pobreza em calorias, e à simplicidade da confecção. O bastonário da Ordem dos Veterinários, Sameiro Sousa, realça a “confiança na carne de aves” revelada pelos números da DGV.

Os nitrofuranos, a gripe das aves, o encerramento de 4 explorações avícolas e a reprovação de 400 mil frangos, codornizes, galinhas e perus inspeccionados pela DGV no momento do abate, e o recente estudo da DECO revelando falta de higiene e contaminação de frangos expostos no circuito comercial (quer embalados quer a granel) concorreram para a hesitação e retracção dos consumidores quanto à aquisição deste tipo de carne.

Apesar disso, o bastonário dos Veterinários confia que “a população pode estar perfeitamente segura”, no que é secundado pela presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Alexandra Bento (“nem acho que os consumidores tenham que ter mais medo do que de outros alimentos”) e pelo presidente da Federação de Comerciantes de Carne, Jacinto Bento (“é muito saudável contrariamente ao que se diz”).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *