Bebidas

Unicer apoia cultura de cevada nacional

Por a 24 de Novembro de 2008 as 2:00

UnicerA Maltibérica, empresa produtora do malte cervejeiro da Unicer em Portugal, adquiriu mais de 40 mil toneladas de cevada dística aos mais de 300 produtores das regiões do Ribatejo e do Alentejo, com quem trabalha em estreita parceria. Desta forma, estão asseguradas mais de 75 % das necessidades de cevada para a laboração em pleno da malteria.

No âmbito do Projecto de Incentivo à Cultura de Cevada Dística em Portugal, a Unicer faz um balanço positivo da campanha 2007/2008 de compra de cevada de origem nacional para malte e cerveja. Os resultados da campanha representam um crescimento na ordem dos 30% na compra de cevada nacional, nas variedades Scarlett, Prestige e Pewter, face a 2007. O número de agricultores parceiros também aumentou, ultrapassando a barreira dos 300.

A área total de produção contratada pela Unicer foi de 14 mil hectares, um aumento de 20% face à campanha anterior. Desses hectares, 11.400 foram semeados em regime de sequeiro e 2.500 em regadio. Os objectivos definidos para este ano foram cumpridos, tendo mesmo superado as estimativas em termos de quantidade aprovisionada.

A sustentabilidade da cultura de cevada dística em Portugal tem sido assegurada pela integração das variedades de cevada mais adequadas agronomicamente, tendo por base resultados de investigação e desenvolvimento (I&D) e a promoção das melhores práticas agro-ambientais, mediante o desenvolvimento de um manual de boas práticas e o acompanhamento e aconselhamento técnico aos produtores.

Para tal, tem sido fundamental o apoio de Instituições Científicas credenciadas, como a Estação de Desenvolvimento de Plantas de Elvas, a Escola Superior Agrária de Beja, entre outras.

O objectivo da Maltibérica é assegurar o crescimento sustentado do Projecto de Incentivo e Desenvolvimento da Cultura da Cevada Dística em Portugal, consolidando quantitativa e qualitativamente, de colheita para colheita, os resultados até agora alcançados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *