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Mercado da fotografia perde 14 milhões de euros

Por a 21 de Novembro de 2008 as 2:00

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O mercado de fotografia em Portugal vendeu 77 milhões de euros, entre Janeiro a Agosto deste ano, o que traduz uma perda de 14 milhões de euros face a 2007, segundo dados da GfK.

As câmaras digitais fotográficas facturaram 60 milhões de euros, representando 78% do mercado de fotografia nacional. Dentro do segmento das máquinas fotográficas digitais, as vendas foram de 47,3 milhões de euros em câmaras digitais compactas e de 12,6 milhões de euros nas câmaras digitais Single Lens Reflex (SLR).

Face a 2007, as máquinas fotográficas digitais compactas tiveram um aumento de quatro por cento nas vendas. No entanto, registou-se uma diminuição de 14% da facturação em consequência da queda do preço na ordem dos 17%. O segmento SLR, por sua vez, aumentou as vendas em 17% e diminuiu 18% a facturação, tendo por base uma queda de 30% no preço.

Esta tendência também foi sentida no resto da Europa, à excepção das máquinas fotográficas digitais SLR, que tiveram um aumento de facturação de 22%, apesar da queda no preço de quatro por cento. A análise da GfK mostra, ainda, que a facturação das câmaras fotográficas digitais SLR tem vindo a aumentar e que a das câmaras fotográficas digitais compactas tem diminuído, entre 2005 a 2008.

De acordo com a mesma análise, a resolução em pixels das máquinas fotográficas digitais é um factor importante no critério de escolha dos europeus. Segundo dados de Junho deste ano, o modelo compacto com oito a nove megapixels de resolução de imagem e o modelo SLR com 10 a 12 megapixels são os que geraram uma maior facturação.

O mercado de fotografia atrai e impulsiona outros segmentos, como os cartões de memória que detêm 22% da facturação total do sector português, o que representa 17 milhões de euros.

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