Distribuição

Preço de marcas próprias sobe 12,3% em Espanha

Por a 27 de Outubro de 2008 as 2:00

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Nos últimos 18 meses, o preço das marcas de produtor aumentou, em média, 11,4%, percentagem que supera em quatro pontos percentuais o Índice de Preços de Consumo (IPC) acumulado desde Maio de 2007(7,1%). Por sua vez, o preço das marcas próprias registou um aumento de 12,3% no mercado espanhol.

O ‘estudo anual de preços de supermercados’, desenvolvido pela Organização de Consumidores e Usuários (OCU), analisou 800 estabelecimentos de 53 cidades e concluiu que todas as cadeias de super e hipermercados aumentaram os preços de forma homogénea, variando porém entre os nove por cento no caso dos Supercor e Hipercor, e entre 14% no Simply Market e El Arbor.

Tomando como referência um cabaz de compras “económico”, preenchido com produtos de marca branca, os preços aumentaram, em média, 12,3%. Mas, o aumento de preços variou nas diferentes cadeias, com subidas na ordem dos 27% no caso da Alcampo, de 20% na Sabeco e na Más y Más. O único supermercado a baixar os preços foi o Caprabo (-5,9%), detido pelo grupo Eroski.

Ileana Izverniceanu, porta-voz da OCU, considerou “excessivo” o aumento de preços, que atribuiu à “falta de competência do sector da distribuição”, onde considera existir uma “presumida concertação de preços”. E, defendeu que, os estabelecimentos que “abusam” dos consumidores “vão pagar caro”, já que vão perder imensos clientes devido à “actual crise económica”.

A OCU sublinhou, ainda, que as “marcas brancas” constituem uma clara tendência de consumo, daí que 39% das cadeias já apostam neste tipo de marcas.

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