Distribuição

Vendas Carrefour crescem 8%

Por a 24 de Outubro de 2008 as 2:00

carrefour.jpg

O Carrefour apresentou as contas relativamente ao terceiro trimestre de 2008, revelando um crescimento constante de 8% nas vendas nos primeiros nove meses do ano para 71,819 mil milhões de euros.

Quanto ao terceiro trimestre, o segundo maior retalhista do mundo e líder na Europa refere que o crescimento foi de 6,8%, obtendo vendas de 24,723 mil milhões de euros face a igual período do ano transacto.

José Luís Duran, CEO do Carrefour, refere no comunicado que “o Carrefour apresentou uma performance satisfatória neste terceiro trimestre cheio de desafios. As vendas nos hipermercados em França começaram a melhorar, os nosso mercados de desenvolvimento continuam a ter um papel fundamental e a nossa estratégia de multi-formato com base numa insígnia única está a produzir resultados. Tudo isto demonstra que o nosso plano está a resultar e não iremos defraudar os nossos clientes”. Finalizando, o responsável máximo do retalhista francês admite que “o nosso terceiro trimestre não nos desvia dos objectivos traçados para o ano 2008”.

No que diz respeito ao terceiro trimestre, o mercado doméstico (França) continua a liderar as vendas do retalhista, tendo crescido 3,5% para 10,766 mil milhões de euros, enquanto a região da Europa (excluindo França), subiu as vendas em 5,5% para 9,058 mil milhões de euros.

A maior subida foi registada na América Latina com 20,2%, obtendo vendas de 3,2 mil milhões de euros, com a região asiática a obter vendas de 1,699 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 13,8%.

Já quanto aos primeiros nove meses de 2008, as vendas do Carrefour em França cresceram 2,2% para 31,328 mil milhões de euros. Na Europa (excluindo França), este crescimento foi maior, situando-se nos 7%, totalizando vendas de 26,498 mil milhões de euros.

Quanto às restantes duas regiões exploradas pelo Carrefour, destaque para o crescimento de 32,2% na América Latina, totalizando vendas de 8,993 mil milhões de euros, enquanto a Ásia cresceu 15,5% para 5 mil milhões de euros.

Relativamente aos formatos explorados pelo Carrefour em França, os hipermercados representam mais de metade do total de vendas, com 5,690 mil milhões de euros no terceiro trimestre (+2,3%), os supermercados cresceram 4,1% para 2,342 mil milhões de euros, enquanto o discount registou uma ligeira subida de 1% para 683 milhões de euros.

Já no restante continente europeu, na Espanha, que registou vendas de 3,885 e 11,146 mil milhões de euros no terceiro trimestre e primeiros nove meses de 2008, respectivamente, são também os hipermercados que lideram as vendas, com mais de 2,4 mil milhões de euros. No país vizinho foi, no entanto, o conceito discount que mais cresceu (19,3%) no trimestre, enquanto globalmente nos nove meses a subida foi de 18,1%.

Em Itália, existe maior equilibro, embora a liderança pertença aos hipermercado com 743 milhões e 5,242 mil milhões de euros no trimestre e nove meses de 2008, respectivamente. No total, o Carrefour facturou 1,705 mil milhões de euros nos três meses e 5,242 mil milhões nos nove meses de 2008.

Quanto a aberturas, o retalhista inaugurou 251 novas lojas, representando mais 286 mil metros quadrados de área de venda no terceiro trimestre, fazendo com que, desde o início do ano, as aberturas totalizem 822 novas lojas, ou seja, mais 832 mil metros quadrados. No total, o Carrefour possui 15.214 lojas.

A região a receber mais aberturas foi a Europa (124), seguida da França (54), América Latina (33) e Ásia (18).

Finalmente, no que diz respeito à operação do Carrefour em Portugal, ou seja, Minipreço, o retalhista avança com um crescimento nas vendas de 14,8% no terceiro trimestre, para 249 milhões de euros, enquanto nos primeiros nove meses de 2008, a facturação registou um aumento de 13,4% para 690 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *