Não Alimentar

Sonae Sierra recebe certificação de Segurança e Saúde

Por a 17 de Outubro de 2008 as 2:00

sonae_sierra.gifA Sonae Sierra acaba de ser certificada com a Norma OHSAS 18001, que distingue a qualidade dos Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.

De acordo com um comunicado emitido pela empresa detida em partes iguais pela portuguesa SONAE SGPS e pela britânica Grosvenor, a gestora de centros comerciais é a primeira firma europeia da especialidade a receber esta Norma, atribuída pela consultora multinacional alemã TUV Rheinland, especialista na área da certificação.

A Norma OHSAS 18001:2007 foi aprovada em Xangai (China), em Março de 2007, e publicada quatro meses depois, em substituição da anterior OHSAS 18001:1999. A nova OHSAS dá primazia à Saúde sobre a Segurança, facilita a adopção de Sistemas Integrados de Gestão no contexto empresarial, e pode ser utilizada como base para a legislação nacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho. A versão de 2007 revê e renova as definições anteriores, exige que o controle de doenças e acidentes de trabalho se organize hierarquicamente e impõe a consonância com os requisitos legais em vigor. A OHSAS 18001 é o padrão internacionalmente aceite para validar Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.

A Sonae Sierra recorda que o Projecto Personae foi “uma das principais intervenções promovidas nesta área” pela empresa. O Personae envolveu um investimento de 6 milhões de euros entre 2004 e 2008, repartido por três fases distintas, e mobilizou 70.000 funcionários, lojistas e fornecedores de serviços. Pretendia-se converter a Sonae Sierra na mais evoluída empresa euro-brasileira a nível de responsabilidade social, saúde e segurança. O Personae foi agraciado em São Paulo (Brasil) com o Prémio ECO da Câmara Americana de Comércio, em 2006, e em Genebra (Suiça) com o “Dupont Safety Award for Visible Management Commitment” da consultora multinacional DuPont Safety Resources.

A Sonae Sierra é proprietária de 48 Centros Comerciais em Portugal, Alemanha, Brasil, Espanha, Grécia, Itália e Roménia, totalizando uma área bruta locável de mais de 1,9 milhões de metros quadrados. Estes espaços foram visitados por 410 milhões de pessoas em 2007. Os 30 projectos da empresa que aguardam conclusão representam 1 milhão de metros quadrados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *