Emprego & Formação

Iniciativas para aumentar a produtividade no mercado da Distribuição

Por a 17 de Outubro de 2008 as 9:30

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por Catarina Gouveia,

A evolução do sector da Distribuição, os diferentes formatos de lojas, a maior competitividade e concentração das mesmas, a exigência cada vez maior dos clientes, faz com que seja fundamental estabelecer iniciativas que permitam aumentar a produtividade dos colaboradores como elementos chave da subsistência deste sector.

O objectivo de produtividade de uma empresa passará por maximizar os seus resultados através de recursos humanos adaptados, sem afectar o nível de qualidade dos serviços oferecidos ao cliente. No caso das empresas de Distribuição, podemos identificar uma série de iniciativas que permitem aumentar a produtividade dos colaboradores. E estas podem ser exportadas para outros sectores de actividade. Citamos as seguintes:

– Conhecimento, por parte do colaborador, do projecto da empresa, sendo-lhe comunicados os valores da companhia, os objectivos estabelecidos, as estratégias e acções para os atingir. Esta medida fará com que o seu nível de interesse pela empresa seja maior ou com que o colaborador encontre, no seu dia-a-dia, um sentido para as tarefas executadas na sua rotina laboral. A iniciativa de oferecer aos colaboradores uma visão global sobre o projecto da organização, sobre os seus valores e o que se espera deles, faz com que estes encontrem um sentido para as suas tarefas diárias.

– Uma troca de departamento ou função, mesmo que não represente uma evolução profissional, fará com que o colaborador tenha uma perspectiva diferente da sua nova função, aprendendo conceitos e encarando a mudança como um enriquecimento a nível profissional. Numa primeira fase, esta mudança poderá representar uma quebra da produtividade, até que o colaborador domine o seu novo cargo ou departamento. No entanto, não há dúvida de que, sempre que o colaborador esteja apto para desempenhar a sua nova função, o seu nível de motivação crescerá, afectando positivamente o seu rendimento.

– Estas mudanças de departamento são impulsionadas pela implementação de uma boa política de recursos humanos. Para promover uma mudança de responsabilidades de um colaborador, a empresa deve previamente identificar as suas motivações, o seu projecto dentro da organização, as suas metas e como se vê dentro da empresa.

– Outra iniciativa que incide sobre a produtividade da empresa é determinada pela capacidade desta em basear o seu desenvolvimento num crescimento orgânico baseado no mérito e capacidades dos seus colaboradores. Esta política representa um aliciante para os empregados, afectando directamente o seu nível de envolvimento e o seu cumprimento de objectivos. Para tal, é extremamente importante estabelecer avaliações de rendimento, que permitam criar planos de acção para permitir ao colaborador melhorar o seu trabalho e maximizar os seus resultados.

– O lançamento de planos de incentivos, tanto individuais como por equipa, vai-se repercutir no nível de motivação e fidelidade dos colaboradores, promovendo ainda a cultura de trabalho em equipa e gerando um clima de competitividade saudável, afectando de forma positiva a produtividade.

Resumindo, o elemento chave da produtividade de uma empresa, não só da área de Distribuição mas em geral, é o colaborador, que é quem tem a capacidade definitiva de influenciar o volume de negócio. Um colaborador com um projecto claro, formado e motivado é, sem dúvida, o melhor activo para aumentar a produtividade de uma organização.

Manager Commercial & Marketing, Healthcare da Michael Page International

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