Bebidas

Unicer investe mais de 100 milhões em Angola

Por a 15 de Outubro de 2008 as 2:00

unicer.jpgA cervejeira Unicer, que produz em Portugal a Carlsberg, Cristal e Super Bock, vai investir 104.4 milhões de euros na construção da primeira fábrica de cerveja em Angola, noticia o Diário Económico. A unidade fabril será a primeira da cervejeira fora de Portugal e ficará situada a 30 quilómetros de Luanda.

O investimento é repartido em duas fases. Na primeira fase, correspondente à construção e abertura, entre 2009 e o segundo semestre de 2010, serão gastos 74.6 milhões de euros. O CEO da Unicer, António Pires de Lima, revela ao Diário Económico que uma nova empresa de direito angolano, a Única, se encontra “em processo formal de constituição”, depois de o projecto da fábrica ter sido aprovado pelo Governo local em fins de Março, e de a autorização para a formação da nova sociedade ter sido publicada em finais de Setembro no Diário do Governo.

O capital social da Única contará com 49% de participação da Unicer, a quem caberá a gestão da unidade, ficando o restante na posse de três firmas angolanas de distribuição. Inicialmente, a capacidade produtiva fixar-se-á nos 120 milhões de litros.

Na segunda fase, entre 2010 e 2013, prevê-se o crescimento da produção até 200 milhões de litros, o que custará 29.8 milhões de euros aos cofres da Unicer. Tal dependerá, explica Pires de Lima, “da aceitação da nova cerveja no mercado local”. A ideia do empresário passa pelo lançamento de uma “cerveja de raiz” cuja produção atinja 400 milhões de litros, o que ajudaria a Unicer a entrar no segmento das cervejas em Angola.

Em estudo está a produção de uma das cervejas da insígnia portuguesa em território africano, embora ainda não esteja definida qual será.

O objectivo do investimento da Unicer, que exporta actualmente 100 milhões de litros de cerveja para Angola e detém 70% da quota de mercado local de cervejas importadas, é “consolidar o negócio” no país, visto como uma alternativa à estagnação do consumo de cerveja na Europa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *