Feiras

Amanhã no Jornal Hipersuper – Entrevista a Luíz Branco, Presidente da ICA Expo

Por a 9 de Outubro de 2008 as 2:00

hipersuper222.jpg

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número, destacamos a entrevista a Luíz Branco, presidente da ICA Expo. Pela primeira vez, várias cooperativas de todo o mundo juntam-se numa feira (a realizar de 23 a 25 de Outubro na FIL), que tem por objectivo não só dar a conhecer o modelo do cooperativismo, mas também potenciar parcerias e abrir as portas de cooperativas locais ao mundo.

Na secção “Distribuição”, e em parceria com o Planet Retail, damos conta do futuro do retalho. De acordo com as contas do Planet Retail, os líderes do retalho mundial reforçarão as suas posições até 2013. A dúvida que existe neste momento é saber como é que a actual crise económico-financeira poderá vir a afectar os grandes players mundiais.

Ainda na secção “Distribuição”, destaque para a entrevista a Nuno Ponte, director-geral da In-Store Media. “The store as a media”, expressão baptizada nos EUA, resume a filosofia por detrás da comunicação e publicidade no ponto de venda utilizada pela In-Store Media. Presente no mercado português desde 2001, a empresa provou que a loja é um meio publicitário privilegiado onde se tomam 70% das decisões de compra.

Para finalizar a secção, revelamos o último relatório da Visa, encomendado ao Centro de Pesquisa em Retalho de Nottingham (Reino Unido) “The Store of the Future 2012-1015”. Nele, os autores concluem que a Internet irá ter um papel fundamental no futuro do retalho mundial.

Em “Alimentar”, analisamos o mercado da panificação, cuja indústria tem sido uma das mais afectadas pela crise das matérias-primas. O preço do pão quase duplicou nos últimos dois anos, o que se reflecte nas vendas, com uma quebra de cerca de 30%.

Também no “Alimentar”, a TNS analisa o mercado dos óleos alimentares. O facto mais importante a destacar na categoria, refere a consultora, foi o aumento, no primeiro semestre, do preço médio. Com efeito, de todas as categorias de FMCG 8Fast Moving Consumer Goods), o óleo foi a que maior aumento registou.

A finalizar a secção, a SGS traz-nos um trabalho sobre a higiene e segurança alimentar no transporte de alimentos.

“Embalagens inteligentes” é o título do artigo sobre as últimas novidades deste mercado na secção “Não Alimentar”. Um saco com etiqueta de segurança interna e um sistema de embalamento inteligente, que permite reduzir a altura da embalagem, foram as grandes novidades que a Sealed Air-Cryovac apresentou no Packforum, realizado em Paris.

Ainda no “Não Alimentar”, o recente relatório da Jong Lang LaSalle – European Shopping Centres: One size fits all – refere que os hipermercados continuam a ser uma peça-chave nos centros comerciais.

Nas “Bebidas”, entrevistámos Ricardo Caseiro, Marketing Manager Spirits da PrimeDrinks. Por altura da apresentação da nova imagem de Grant´s 12 Anos, realizada em Lisboa, o responsável da empresa admitiu que o desafio é “crescer 12% num mercado que decresceu 11%”.

Também nas “Bebidas”, fomos conhecer a nova estratégia da Pernod Ricard para um dos seus produtos estrela: Macieira. Tendo ido sentir o pulso ao mercado chinês, os responsáveis pela empresa em Portugal chegaram a uma certeza: a China tornar-se-á o maior mercado internacional para a centenária Macieira.

Em “Tec&Log”, a central de compras internacional da McLane é 100% completa: localiza o produto com o melhor preço, controla a qualidade, transporta a mercadoria e coloca-a à porta do armazém.

Podem ser de plástico, madeira ou metal mas, em qualquer dos casos, as paletes e contentores são insubstituíveis na cadeia de valor. Isso mesmo damos a conhecer neste artigo da secção “Tec&Log”. Os equipamentos mais modernos ocupam menos espaço, diminuem o risco de danos na mercadoria, e são utilizados para expor produtos no ponto de venda.

Para finalizar a secção, damos a conhecer as novas apostas da Jungheinrich para o mercado nacional: os novos empilhadores da série EFG.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “A mão de todas as perdas”, de Alexandre Mota (Golden Assets), “Iniciativas para aumentar a produtividade no mercado da Distribuição”, de Catarina Gouveia (Michael Page), “O controlo da qualidade na indústria alimentar”, de Joaquim Dias (GCT), “Palavra-chave”, de Vanessa Gaboleiro (Olympia), “Etiquetagem na origem: Um passo à frente no combate à perda desconhecida”, de Paulo Borges (Checkpoint), e “CV: Curriculum Vitae, comunicação vital”, de André Barata Simões (Hays).

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis, questionámos o painel sobre as quotas das marcas próprias da Distribuição Moderna, os reflexos da crise económica em Portugal e influências nas exportações, a crise do leite na China, e, finalmente, a abertura da primeira loja da Starbucks no nosso País.

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *