Distribuição

Office Depot ambiciona expansão no continente europeu

Por a 8 de Outubro de 2008 as 2:00

O Office Depot pretende expandir o negócio no continente europeu. A estratégia passa pela aposta nas vendas online e em parcerias com outras empresas, para responder às necessidades dos mercados locais.

A empresa norte-americana procura parcerias na Europa, que permitam dar resposta às necessidades dos diversos mercados. Por exemplo, na República Checa, os consumidores têm uma enorme preocupação com o meio ambiente. Por isso, explica Dirk Collin, CEO da Office Depot na Europa, “cada vez que empacotamos uma caixa para um cliente, colocamos um certificado para comprovar que também plantamos árvores. Isso é importante para os clientes checos. Queremos expandir esta ideia para outros mercados europeus”.

Dirk Collen acredita que existe espaço para mais que um player na Europa: “Apesar de alguns países, como Espanha e Inglaterra, terem mercados mais desafiantes, continuam a existir oportunidades de crescimento por toda a Europa, essencialmente na zona Este.” O CEO da Office Depot revelou existirem oportunidades de consolidação na Europa: “Nós não temos uma estratégia agressiva e não queremos arruinar os pequenos players do mercado, estamos, sim, interessados em realizar parcerias vantajosas para ambas as partes. A Europa continua fragmentada, especialmente em países que têm muitos retalhistas.”

O Office Depot tem 130 lojas de retalho na Europa, nomeadamente, na França, Suécia, Hungria e, também, em Israel. Grande parte das vendas são feitas por catálogo e através da Internet. Dirk Collin revelou que um terço das vendas totais da empresa são realizadas via-Internet, o equivalente a cinco biliões de dólares (3,6 biliões de euros). Desse montante, 1,5 biliões de dólares (1,10 biliões de euros) são receitas provenientes de vendas através dos domínios europeus, por isso, “na Europa vamos apostar fortemente nas vendas pela online”, rematou o CEO da Office Depot.

Pelo contrário, em Israel, a empresa vai apostar na abertura de novas lojas de retalho. “Actualmente, temos 47 lojas em Israel e, apesar de não ser um país muito grande, acreditamos que podemos expandir a Office Depot abrindo mais lojas”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *