Distribuição

Crise ajuda marcas próprias e discount

Por a 8 de Outubro de 2008 as 2:00

discount.jpg

De acordo com os últimos dados da TNS, a quota de mercado das marcas próprias no mercado espanhol alcançou, em Abril de 2008, 31,8% em valor e 32,8% em volume, comparado com os 29,4 e 30,7%, respectivamente, de 2007. Este crescimento, revela a consultora, deve-se à queda do poder de compra dos consumidores espanhóis que, cada vez mais, compram produtos com preços entre 15 e 30% mais baratos que as marcas de fabricante.

Mas esta tendência não se verifica somente no mercado espanhol. Segundo os dados obtidos pela TNS, os principais mercados europeus estão a registar a mesma realidade. No Reino Unido, no primeiro trimestre de 2008, a quota das marcas próprias chegou aos 43,7%, enquanto na Alemanha totalizou 31,6%, em França chegou aos 30,5% e em Portugal 30,8%.

Embora o sector da Distribuição Moderna não se pronuncie sobre o crescimento das marcas próprias, já que constituem uma forte concorrência às marcas de fabricante, fonte de um dos maiores grupos de retalho espanhol revelou que, no primeiro semestre de 2008, a sua marca própria cresceu 15%.

A esta factor acrescente-se a subida do discount. Em Espanha, por exemplo, a quota de mercado do discount subiu 12,6%, no primeiro trimestre de 2008, para 10,3%. Espanha é, aliás, o terceiro país a registar a maior subida do conceito discount, atrás do Reino Unido (+13,7%) e Itália (+13,4%). O país onde o discount possui maior quota é a Alemanha, atingindo os 38,3%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *