Distribuição

Continente mantém liderança na Distribuição Moderna

Por a 26 de Setembro de 2008 as 2:00

Continente

De acordo com o painel de lares da TNS Worldpanel, o Continente continua a liderar, no primeiro de semestre de 2008, o Ranking da Distribuição Moderna, em Portugal, com uma quota de mercado de 13,1%, tendência que já se havia registado no ano de 2007. O Modelo apresentou uma quota de mercado de 10,6% e situa-se no segundo lugar do ranking. Juntas, as duas insígnias da Sonae Distribuição representam 23,7% do mercado da Distribuição Moderna.

Muito próximo do Modelo surge o Intermaché, na terceira posição, com uma quota de mercado em valor 10%, seguido pelo Pingo Doce, com uma quota de 9,7% e Lidl com 8,8%. Este crescimento deveu-se, sobretudo ao aumento da fidelidade da sua clientela. O Minipreço apresenta uma quota de mercado de 8,2%, situando-se no sexto lugar do ranking da Distribuição Moderna.

O sector da Distribuição Moderna, no total de FMCG, no primeiro semestre de 2008, cresceu 6,6% em valor e o aumento do preço médio dos produtos é o principal responsável e não o aumento do consumo. De referir, que foram as MDD (Marcas da Distribuição) que mais aumentaram o preço, representando já 23% do mercado FMCG, contribuindo com 68% para o crescimento do mercado.

De referir que depois da aquisição do Carrefour pela Sonae, e apesar Continente ter aumentado a sua quota de mercado no 1.º semestre de 2008, o impacto desta fusão ainda não é a esperada, se tivermos em conta que a soma da quota do Continente e do Carrefour no 1.º Semestre de 2007 permitiria ao “Novo Continente” chegar aos 14,5 pontos de quota (vs 13,1% actuais).

No caso do Pingo Doce, aconteceu exactamente o oposto, uma vez que no primeiro semestre de 2008 a quota de 9,7% é mais do que a soma das duas quotas Pingo Doce e Plus, no primeiro semestre de 2007 (8,9%). Além do aumento de penetração, o Pingo Doce aproveitou a diminuição do poder de compra dos portugueses, continuando a apostar no desenvolvimento das suas marcas próprias que assumem, cada vez mais, um papel decisivo na sua estratégia.

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