Distribuição

Vendas online devem crescer em 2009

Por a 23 de Setembro de 2008 as 2:00

Online

72% dos retalhistas que actuam no mercado online acreditam que as vendas devem crescer durante o próximo ano, e partilham a opinião de que a Internet é, actualmente, o melhor canal de promoção e venda dos produtos. A conclusão é do estudo The State of Retailing Online desenvolvido pela empresa de estudos de mercado Forrester Research junto de retalhistas que vendem na Web.

35% dos retalhistas inquiridos esperam que o negócio online cresça mais do que o esperado nos próximos 12 meses, enquanto que 33% esperam que cresça tanto quanto esperam. Este “optimismo” no futuro baseia-se, segundo o estudo, “nos bons resultados alcançados no passado”.

81% dos inquiridos afirmou que o negócio em www permitiu alcançar “óptimos lucros” em 2007. 75% afirmou, ainda, que os lucros no ano passado foram em muito superiores aos de 2006. No entanto, 37% dos retalhistas online norte-americanos baixaram as expectativas de lucro devido à “crise económica mundial”.

O estudo aconselha os retalhistas a “investir no negócio online” de forma a aumentarem as vendas. Mas, diz o mesmo, ” mesmo que as vendas aumentem não esperem ver as margens de lucro a crescer, porque as vendas online acarretam outros custos adicionais, como por exemplo as promoções”.

“Apesar de as margens de lucro no próximo ano serem, talvez, as piores dos últimos tempos, devido à falta de confiança dos consumidores e às fracas condições de crédito, nem tudo são más notícias. O sector a retalho será, possivelmente, o que menos vai cair em vendas devido às necessidades de consumo da população”, revelou Sucharita Mulpuru, principal analista do estudo e acrescentou, ainda: “A Internet parece ser o melhor canal de venda nesta altura de crise. Os retalhistas devem apostar nos conteúdos online, nas promoções, de forma a conquistar clientes nos seus domínios em www.”

“Os vendedores a retalho que estão presentes online têm boas razões para estarem optimistas porque os consumidores partilham cada vez mais a ideia de que comprar através da Intenet é mais económico”, afirmou Scott Silverman, director executivo do Shop.org..

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *