Distribuição

Vendas E.Leclerc crescem 19%

Por a 17 de Setembro de 2008 as 2:00

Leclerc

As vendas do Grupo E.Leclerc atingiram, no primeiro semestre de 2008, 220 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 19% face aos 185 milhões de euros conseguidos no mesmo período do ano passado.

Este aumento deve-se, segundo o grupo retalhista a operar em Portugal, “à abertura de três novas lojas no segundo semestre de 2007: Bobadela, Fafe e Lousada”.

Durante este mês de Setembro, o grupo vai abrir mais duas lojas em Portugal – Algueirão e Braga – e, até ao final do ano, é também inaugurada a loja de Cascais. Até 2011, o objectivo é abrir quatro a cinco lojas por ano, num investimento médio anual de 60 milhões de euros.

“Apesar de Portugal ainda ser um projecto recente, queremos duplicar a dimensão do grupo, no sentido de sermos uma cadeia com representação a nível nacional. Os investimentos previstos vão apoiar e facilitar o crescimento anual programado de dois dígitos”, considera Jacques de Oliveira, presidente executivo do E.Leclerc Portugal.

O E.Leclerc Portugal tem actualmente 19 lojas, mas quer chegar às 40 lojas, o que vai permitir reforçar presença nacional com mais 70.000 m2 de área de venda.

A acompanhar a estratégia de expansão de lojas, está também a aposta simultânea na abertura de postos de abastecimento. Apesar de não ser o core-business do grupo, a venda de combustíveis representa em média 20% da facturação total do grupo, cerca de 85 milhões.

“Em relação aos combustíveis, vamos continuar a ter os preços mais baratos do país, o que também contribui na captação de clientes à loja”, admite Jacques de Oliveira.

De referir que, em entrevista ao Jornal Hipersuper (ver edição N.º 214 de 6 de Junho de 2008, Michel-Éduoard Leclerc, presidente do grupo E.Leclerc e responsável pela operação do Leclerc na Europa, admite que o grupo podia chegar “aos 8% de quota de mercado”, admitindo que esta aposta passava pela “introdução de novos produtos de marca própria, bem como por uma focagem significativa no preço”.

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