Distribuição

Portugueses preferem marcas nacionais

Por a 11 de Setembro de 2008 as 2:00

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Um estudo de mercado desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), junto de 26.900 consumidores que frequentam grandes cadeias comerciais, revelou que 83% dos inquiridos prefere comprar produtos nacionais. A análise detalhada conclui que são os consumidores com menor poder de compra quem mais adquire produtos fabricados em Portugal porque acreditam estar a ajudar o País e a defender os seus postos de trabalho.

Contudo, para a maioria dos consumidores, o preço continua a ser o factor mais importante no momento de compra. Se os preços dos produtos nacionais não forem competitivos, os portugueses optam por produtos de origem estrangeira.

Grande parte dos inquiridos revelou dificuldade em identificar a origem dos produtos, por isso, pediram que as empresas tenham em especial atenção este factor.

Outra ilação a tirar do estudo é a de que a iniciativa “Compro o que é nosso” é mais conhecida pelos consumidores do Norte do que do Sul do País. Tendo em conta sexo e faixa etária, a iniciativa tem tido maior receptividade por parte das mulheres do que dos homens, e junto das faixas etárias entre os 30 e os 50 anos.

Os principais canais de divulgação da mensagem “Compro o que é nosso” são a televisão e a publicidade, seguidas da imprensa, Internet e, por fim, a rádio.

Em Agosto, a iniciativa da AEP alcançou mais de 300 empresas aderentes que representam cerca de 1200 marcas.

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