Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – Entrevista a Miguel Major, Director-geral da Itautec Portugal

Por a 29 de Agosto de 2008 as 2:00

hipersuper219.jpg

Hoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste edição destacamos a entrevista a Miguel Major, director-geral da Itautec Portugal. Em conversa com o responsável pela operação no nosso País, ficou certo de que Portugal continua a ser a base para uma possível exploração dos mercados na Europa e de África.

Na secção “Distribuição”, tivemos presente na apresentação do Ranking APED 2007. No ano transacto, o universo APED registou um crescimento de 12% no volume de vendas, totalizando 12,6 mil milhões de euros, correspondendo a um peso relativo de 7,7% do PIB português. Para 2009/2010 a aposta parece indicar uma clara preferência pelos pequenos formatos e pelo litoral do País.

Na secção “Alimentar”, destaque para a análise ao mercado de Babyfood. Alimentos práticos, saudáveis, rápidos e de acordo com as necessidades dos mais pequenos, são requisitos fundamentais para este mercado. Aliado a estas características, o recém-aparecimento de marcas próprias, fruto da actual conjuntura económica, é um dos factores mais relevantes.

No “Não Alimentar” fomos conhecer a realidade da Suavecel, empresa que começou pela importação, mas que num ano conseguiu construir a sua própria fábrica. Com uma facturação, em 2007, de 12,5 milhões de euros, este ano, a ver pelo ritmo das negociações, o volume de negócios deverá crescer 100%.

Ainda no “Não Alimentar”, a análise TNS desta edição revela que o mercado de “Hair Care” cresceu 2,2% em valor, em 2007. Para este crescimento, contribuíram o aumento em quase 6% do preço médio e 2,3% no crescimento de lares compradores.

Também em “Não Alimentar”, o melhor do mundo são as crianças, mas num País em que a natalidade é cada vez mais reduzida, as empresas que comercializam artigos de Baby Care vendem menos.

Para finalizar a secção “Não Alimentar”, a GfK analisa o mercado dos televisores. Não é de estranhar que, com o amadurecimento deste mercado, todo o sector se ressinta e comece a apresentar uma tendência de estagnamento em 2008.

Nas “Bebidas”, novos produtos, sabores e conceitos de Caipirinha vão invadir o mercado português ano. A Cachaça 51, pela mão da Viborel, está por trás destas novidades.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Espírito de equipa no mundo do franchising”, de Catarina Ramos Gouveia (Michael Page International), “As desvantagens do sistema de HACCP”, de Joaquim Dias (GCT), “Contrato … psicológico?”, de Teresa Almeida (Allbecon), “Emoção em período de recessão”, de Carlos Leitão (Sony Portugal), “Os tempos continuam difíceis …”, de Rui Ferreira (Rangel Expresso – FedEx); e “Recrutar com sucesso no retalho: simples equação?”, de Nancy Almeida (Hays Portugal).

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *