Distribuição

Concorrência investiga compra das bombas do Carrefour

Por a 28 de Agosto de 2008 as 2:00

carrefour.jpg

A Autoridade da Concorrência (AdC) vai investigar a aquisição de postos de abastecimento do grupo Carrefour, actualmente pertença do grupo Sonae, por parte da Petrogal. O regulador teme que esta operação coloque a Galp Energia numa posição dominante no mercado

Em comunicado, o Presidente da AdC, Manuel Sebastião, justificou a investigação relativa à operação pelo facto de a mesma ser “susceptível, à luz dos elementos recolhidos, de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam resultar entraves significativos à concorrência efectiva em alguns mercados relevantes identificados”.

O grupo Sonae, após adquirir os activos do Carrefour, anunciou um acordo de cedência de exploração dos oito postos de combustível com a Galp. Na altura, segundo apurou o Negócios, a AdC podia ter imposto condições ao detentor das cadeias Modelo e Continente mas, em vez disso, aprovou com remédios a compra da rede Carrefour.

Quatro anos depois, os oito postos estão em vias de ficar nas mãos da Galp Energia, fruto da parceria entre a petrolífera e o grupo Sonae.

A AdC tem agora 60 dias para concluir a investigação e aprovar, com ou sem remédios, ou chumbar a operação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *