Bebidas

AdC dá controlo exclusivo da Compal à Sumolis com reservas

Por a 20 de Agosto de 2008 as 2:00

novo-sucol-limao.jpgA Autoridade da Concorrência (AdC ) deu luz verde à aquisição e controlo exclusivo da Compal por parte da Sumolis. A operação de concentração está, no entanto, sujeita a quatro reservas.

O primeiro diz respeito à suspensão de comercialização em Portugal das marcas Sumol Néctar, Sumol Nécligth e Sumol 100% Sumol “durante 12 meses a contar da data a partir da qual a Sumolis assuma o controlo conjunto da Compal com o Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD).

A alienação da marca Sucol em território ibérico constitui a segunda exigência da AdC. A utilização das marcas Sucol, Sumol Néctar, Sumol Nécligth e Sumol 100% Sumol para fora de Portugal e Espanha “deverá ser feita com recurso a uma formulação distinta da actual”. Sucol facturou em 2007 cerca de 3 milhões de euros.

Quanto ao terceiro compromisso, esse, “visa a disponibilização da Sumolis para prestar serviços de enchimento de sumos e néctares a quaisquer marcas de fabricante, em garrafas de viro tara perdida em formato 0,20l, em condições de mercado, durante um período de três anos a contar da data do controlo conjunto da Compal”.

Por último, a Sumolis terá de renunciar “ao direito de exigir o cumprimento da obrigação de exclusividade constante dos acordos celebrados em Portugal com os distribuidores, relativamente a sumos, néctares e refrigerantes de fruta sem gás”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *