Tec & Log

Portugal é 15º País com melhor localização industrial e logística

Por a 29 de Julho de 2008 as 2:00

Portugal com condições mais favoráveis aos negócios Três das cinco principais localizações para instalações logísticas e industriais europeias estão situadas na Europa Central e de Leste. Esta é uma das conclusões a que chegou o European Distribution Report 2008, publicado bianualmente pela consultora imobiliária global Cushman & Wakefield (C&W), que coloca Portugal na décima quinta posição.A Bélgica continua (desde 2006) a oferecer a melhor localização para instalações industriais e logísticas na Europa, seguida da Holanda, Hungria, República Checa e Polónia, sendo que a Eslovénia registou a maior subida ao entrar directamente para a 9º posição.

A edição de 2008 do European Distribution Report estudou 25 países, dez mais do que nas edições anteriores, com base na análise de uma série de factores tais como valores de renda, custo de mão-de-obra, congestionamento, dimensão dos mercados, proximidades e densidades populacionais, etc.

Segundo Ana Gomes, Associate e directora de Industrial e Terrenos da C&W, com a continuação da globalização das economias mundiais, a gestão da cadeia de distribuição (supply chain management) tornou-se um factor crítico para as empresas: “Com a procura continuada de melhor eficiência e diminuição de custos, a actividade nos mercados de distribuição e logística europeia mantém-se alta, uma vez que o sector continua em franca expansão devido ao contínuo aumento do outsourcing logístico e ao crescimento económico dos países de Leste”.

Para Ana Gomes, o facto de as localizações da Europa Central e de Leste terem crescido no ranking não é uma surpresa, devido, por um lado, “à implantação de novas industrias” e, por outro lado, “ao crescimento do consumo, tendo sido criadas plataformas e linhas de distribuição de forma a responder às necessidades cada vez mais exigentes destes mercados e à procura por parte das empresas de soluções mais económicas”, remata a directora.

O estudo demonstrou, ainda, que países como o Reino Unido, Bélgica, Holanda, França e Alemanha continuam a ser o foco da actividade económica, situando-se nestes países os principais portos e aeroportos de cargas.

As rendas mais elevadas verificam-se também em localizações da Europa Ocidental – Londres (Heathrow), Dublin, Barcelona, Estocolmo e Amesterdão (Shiphol).

Quanto ao futuro global, Ana Gomes revela que “estamos a entrar num clima económico muito diferente, onde as eficiências de custos e localizações chave serão cada vez mais importantes”, e no que toca a Portugal conclui que “o mercado imobiliário industrial continuará a ser, cada vez mais, dominado pelas empresas de distribuição e logística”. No entanto, pelas características do nosso País no contexto europeu, “é provável que Portugal continue a perder terreno no ranking a favor de países como a Rússia e a Ucrânia”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *